InícioAnimais & PlantasMinúsculo camarão possui olhos compostos por 12 retinas

Minúsculo camarão possui olhos compostos por 12 retinas

No fundo do mar, onde a luz é fraca e azul, animais com olhos maiores enxergam melhor – mas maiores olhos os tornam mais visíveis aos predadores. Em resposta, um pequeno crustáceo transparente (10 mm a 17 milímetros) de nome científico Paraphronima gracilis, evoluiu uma peculiar estrutura de olho.
Os pesquisadores coletaram os animais de 200 à 500 metros de profundidade em Monterey Bay, na Califórnia, usando um veículo operado remotamente. Posteriormente, após caracterizado o par de olhos compostos, os pesquisadores observaram que cada um era composto de uma fila única de 12 retinas vermelhas distintas.
Conforme publicado na revista Current Biology, os pesquisadores acreditam que cada retina capta uma imagem que é transmitida ao cérebro do crustáceo, que integra as 12 imagens, aumentando a sensibilidade ao brilho e contraste, adaptando-se aos diferentes níveis de luminosidade. O trabalho futuro vai se concentrar em como as imagens são processadas pelas conexões neurais entre as retinas e o cérebro.
Fonte: Science
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -