InícioAnimais & PlantasFungo bioluminescente brasileiro atrai insetos

Fungo bioluminescente brasileiro atrai insetos

MICHELE P. VERDERANE/IP-USP-2008

Esses cogumelos luminosos podem se parecer com algum poster de luz negra de 1960 mas na verdade o fungo Neonothopanus gardneri cresce na base de palmeiras nas florestas brasileiras. De acordo com um estudo publicado na revista Current Biology, os cogumelos quando colocados sob a luz parecem atrair insetos que vão espalhar seus esporos.

Para verificar se a luminosidade do fungo realmente atrai insetos, os pesquisadores colocaram cogumelos de plástico com luz led verde na base das árvores, mimetizando a bioluminescência dos cogumelos reais. Durante cinco noites eles contaram o número de insetos visitantes em cada cogumelo de plástico e em cada cogumelo real. Eles coletaram 12 insetos dos cogumelos de plástico e 42 dos cogumelos reais, levando-os para análise em laboratório.

Em laboratório, os pesquisadores descobriram que os cogumelos seguem o ritmo do dia, emitindo luz somente quando está escuro, presumidamente, uma medida de conservação de energia e outra indicação de que o brilho tem a tal finalidade de atrair insetos.

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -