InícioAnimais & PlantasIsto não é uma cobra, é um dos melhores exemplos de mimetismo...

Isto não é uma cobra, é um dos melhores exemplos de mimetismo que eu já vi

Dynastor darius é uma lagarta de aparência curiosa. Seu corpo verde e longo é pontuado por uma cabeça distintamente preta, coberta de pelos. Porém, essa aparência é rapidamente modificada durante o processo de metamorfose e ela então se transforma em uma crisálida de aparência muito, mas muito, interessante – com uma aparência semelhante à uma cobra. Essa nova aparência é tão interessante, que eu particularmente achei um dos melhores exemplos de mimetismo.

Foto: Andreas Kay
 
Nativa de Trinidad, essas crisálidas podem ser encontradas fixadas na parte de baixo das folhas da floresta. Você já deve ter ouvido falar em lagartas que mimetizam cobras, como a linda Triptolemus hemeroplanes, mas, ver uma crisálida como esta, tão semelhante a uma serpente…é outra coisa. Durante 13 dias, as crisálidas ficam parecidas com a cabeça de uma víbora do Gabão (embora as cobras não sejam nativas de Trinidad).

Embora ter uma aparência de cabeça de serpente seja convincente o suficiente para enganar até mesmo nós por um momento, a principal vantagem desse mimetismo é o fato da crisálida ser capaz de perceber movimentações ao seu redor. Deste modo, quando um possível predador se aproxima (causando vibrações nas folhas, etc) ela pode se mover e parecer ainda mais com uma serpente. Qualquer predador imediatamente fugirá de uma serpente.
 

Foto: Andreas Kay

E esta é a mariposa Dynastor darius adulta!

 
 Fonte: Nerdologist
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -