spot_img
InícioAnimais & PlantasNova espécie de aranha-pavão é descoberta

Nova espécie de aranha-pavão é descoberta

Esta aranha poderia transformar aracnofobicos em aracnofilos? Essas criaturas minúsculas – que acabam de ser descobertas na mata nativa costeira perto de Albany na Austrália Ocidental – possuem uma máscara azul impressionante, importante no cortejo das fêmeas, e por isso ganharam o apelido de “Blueface”.

Seu nome científico é Maratus personatus e ela pertence a crescente família de aranhas pavão – pequenas e deslumbrantes aranhas nativas australianas que possuem cerca de 3 a 5 milímetros de comprimento. Como o nome sugere, os machos usam suas cores vivas para atrair as fêmeas.

Mas, ao contrário de outras aranhas-pavão, o macho de M. personatus não tem um abdômen que se estende durante a tentativa de cortejar fêmeas. Em vez disso, ele conta com sua máscara azul e branca para seduzir as fêmeas.

Nova especie de aranha-pavao e descoberta
Esta espécie de aranha recém-descoberta tem apenas alguns milímetros de comprimento (Imagem: Jürgen Otto)
Nova especie de aranha-pavao e descoberta1
Olhe para mim! A aranha Blueface usa sua máscara para atrair as fêmeas (Imagem: Jürgen Otto)

O homem por trás da foto acima é Jürgen Otto, um biólogo do Departamento de Agricultura de Sydney, que tem a missão de documentar aranhas-pavão na Austrália desde 2008. Ele ouviu falar sobre a Blueface – uma possível nova espécie – através do especialista em aranhas David Knowles.

Os dois partiram em uma missão para documentá-las em 2013, mas Knowles teve um acidente que o impediu

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img