InícioMateriais didáticosBrasil Bioma: um canal de informações importantes para futuros botânicos

Brasil Bioma: um canal de informações importantes para futuros botânicos

A Mata Atlântica é um dos domínios de vegetação mais biodiversos do planeta, e é classificado como um dos hot-spots mundiais, segundo a ONG Conservation International. Os hot-spots são regiões que apresentam biodiversidade e endemismo muito elevados. São áreas sob intenso grau de ameaça devido a perturbações provocadas pelo homem. Atualmente, a Mata Atlântica está restrita a menos de 8% de sua extensão original e a cobertura florestal remanescente está concentrada em pequenos fragmentos degradados e isolados, sendo que mais de 80% deles são menores do que 50 ha. Para se ter uma ideia da importância da Mata Atlântica para a conservação da flora da América Latina, de cada 100 espécies que ocorrem nessa porção do continente, 20 também ocorrem na Mata Atlântica e 8 destas SÓ ocorrem na Mata Atlântica (ENDÊMICAS!). Isso mesmo, de cada 100 espécies vegetais conhecidas para a América Latina, oito ocorrem apenas no domínio Atlântico. Parece pouco, mas se considerarmos que há algo em torno de 100.000 espécies vegetais conhecidas para a América Latina, você mesmo pode fazer a conta de quantas espécies há na Mata Atlântica, ou seja, no nosso “quintal”!

A fragmentação do habitat e sua contínua degradação, por conseguinte, prejudicam a manutenção da biodiversidade e dos processos ecológicos destes remanescentes florestais.

Nessa perspectiva, conhecer a flora, identificar padrões de distribuição e endemismo das espécies e, sobretudo, reconhecer espécies ameaçadas são atividades fundamentais para garantir a conservação dos remanescentes florestais ou, ainda, para recuperar áreas com diferentes graus de perturbação.

Nessa seção do site, iremos abordar ferramentas e técnicas de identificação de plantas, metodologias para levantamento da vegetação e técnicas de restauração ambiental. Essa é uma parceria do Eu Quero Biologia com a Brasil Bioma – Estudos Ambientais, uma empresa que atua na elaboração e promoção de Cursos de Extensão, que desde 2008 já capacitou mais de 800 pessoas, dentre elas: estudantes e analistas de áreas relacionadas ao meio ambiente, técnicos da CETESB (empresa que gerencia o licenciamento ambiental em São Paulo), IBAMA e policiais ambientais.

No vídeo abaixo, você pode conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Brasil Bioma.

Vamos então começar a estudar as plantas para aprendermos a reconhecê-las melhor? Este é um vasto mundo e treinar o olhar para conseguirmos “enxergá-las” melhor fará toda a diferença. Como só preservamos o que conhecemos, vamos então aprender mais sobre elas!

O primeiro conceito é saber reconhecer o tipo e as partes da folha. Como nem sempre conseguimos coletar as plantas com flor, estudar o corpo da planta é uma ferramenta útil na identificação das mesmas. Acessem a vídeo aula abaixo para maiores informações.

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -