spot_img
InícioGraduação & ProfissãoDicas essenciais para iniciar o seu TCC

Dicas essenciais para iniciar o seu TCC

Olá, nobre leitor(a) do EQB! No post de hoje irei explicar, em alguns passos simples, o que você deve fazer para iniciar o seu Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC. Muitos pensam que é uma tarefa difícil e acabam desanimando muito antes de tentar. Porém, iniciar um TCC é muito mais fácil do que parece – exceto quando o aluno é desinteressado e acha que fazer um TCC é perda de tempo ou desnecessário em sua formação.

Lembre-se: o TCC é o principal trabalho que você irá apresentar antes de se tornar um profissional! Por isso, ele deve ser tratado com carinho e atenção.

Sem delongas, vamos direto ao ponto!

O TCC É OBRIGATÓRIO, ENTÃO, PARE DE RECLAMAR E ENROLAR!

É bem isso mesmo! Oras, se o aluno não tem o mínimo de interesse em elaborar um projeto, coletar e analisar os dados, e no final apresentar os seus resultados, que tipo de profissional ele será? Aposto todas as minhas fichas que será exatamente aquele que só reclama da profissão e acha que o diploma na mão é a garantia de uma carreira de sucesso. Diploma é só um papel, não diz nada sobre a qualidade profissional de ninguém! E a qualidade profissional começa desde a graduação, possivelmente no TCC, que é a última coisa que fazemos antes de nos tornamos biólogos.

Eu fico muito chateado quando as pessoas me contatam para falar sobre o TCC e começam a reclamar. Não são todas que fazem isso, mas o número de pessoas que querem idéias prontas, de mão beijada, é grande, e elas são as que mais reclamam. Poxa! Sabem que o TCC é obrigatório, porque diabos ficar reclamando vai ajudar em algo?

Então, meus caros, se vocês possuem interesse pela profissão que estão dispostos a seguir, não reclamem, não procrastinem e nem pensem em enrolar. Tomem a atitude de começar o TCC e sigam sem parar!

ANTES DE COMEÇAR, VOCÊ PRECISA SABER QUE TIPO DE TCC IRÁ FAZER

O primeiro passo antes de começar a pensar no TCC é saber que tipo de trabalho você irá fazer. O TCC consiste na formulação de um projeto, que será colocado em prática e depois apresentado para uma banca de avaliadores (pelo menos na maioria das universidades é assim).

Para fazer um bom TCC e melhorar suas habilidades na comunicação científica, recomendo o curso Escrita Científica.

Na biologia é comum encontrarmos dois tipos de TCC, o descritivo e o investigativo. Geralmente, o descritivo consiste em estudar alguns aspectos da biologia, que o estudante acha interessante, com grande nível de detalhamento,. No investigativo o estudante tem interesse em testar hipóteses e responder determinadas perguntas. Geralmente chamamos as investigações de pesquisas científicas, mas nem sempre fazer ciência é fácil.

Em um trabalho descritivo, o estudante pode estar interessando em:

  • Descrever a flora do trato digestivo de um inseto
  • Descrever a riqueza de espécie de peixes que existem em diferentes córregos
  • Descrever a germinação de uma espécie de palmeira
  • Descrever o processo de sucessão ecológica em uma área degradada de cerrado

Já em um estudo investigativo, o estudante pode querer algo mais do que descrever determinadas coisas, ele pode ter algumas perguntas para responder:

  • Será que a flora do trato intestinal do inseto varia em termos de composição de espécies de acordo com o ambiente que ele está ocupando e com os alimentos que ingere?
  • Será que a riqueza de espécies de peixes varia em função da profundidade, grau de poluição e quantidade de mata ciliar dos córregos?
  • Será que a germinação da palmeira varia conforme o tipo e o pH do solo que ela se encontra?
  • Será que a sucessão ecológica em determinada área de cerrado varia em áreas com diferentes históricos de uso (pecuária, plantio de cana, plantio de soja, etc)?

Entenderam? É basicamente esse o primeiro passo para começar a pensar no seu TCC. Geralmente, os biólogos optam pela segunda opção, a investigação científica, porque a grande maioria dos estudantes (segundo pesquisas que fiz aqui no blog e na página no facebook) pretende ser cientista.

Estudos descritivos constituem a base para qualquer investigação científica. Porém, em geral, as pesquisas científicas são também descritivas. Por exemplo, se o estudante quer saber se a flora intestinal de determinado inseto varia de acordo com os ambientes em que a espécie está ocupando e com os tipos de alimentos que está ingerindo, no final de sua pesquisa, para cada ambiente e tipos de alimentos ingeridos, o estudante saberá a composição de espécies da flora intestinal dos insetos – tendo uma descrição detalhada. O que muda, é que ele tem uma curiosidade por trás da descrição, uma pergunta que motivou o trabalho e o tornou mais complexo do que apenas descritivo.

Os trabalhos descritivos principais foram feitos há muito tempo atrás, por muitos naturalistas e apaixonados pela natureza, fornecendo a maioria das informações que sabemos sobre a história natural dos animais e plantas. Sendo assim, é muito difícil achar algo para descrever, pois milhares de pessoas já fizeram milhares de descrições sobre o mundo natural. Este é um dos motivos pelo qual algumas universidades optam por apoiar a investigação científica no TCC, inclusive através de projetos como o PIBIC, fazendo com que os estudantes façam algo além do que simplesmente observar e descrever.

Agora, você já pode pensar no fundamental sobre o seu TCC: você irá fazer um estudo descritivo ou uma investigação científica?

COMECE A LER E ANOTAR TUDO

Sabendo o tipo de trabalho que irá desenvolver, você já pode começar a ler trabalhos similares e buscar inspirações! Lembre-se, não é legal copiar um trabalho de alguém e apenas aplicar na sua área de estudo, utilizando as mesmas espécies. O exercício da leitura de trabalhos é essencial para que você comece a pensar sozinho no seu próprio trabalho. Lendo, você pode juntar uma série de informações relevantes e construir a sua idéia. Além disso, a introdução dos trabalhos contém uma boa sequência lógica de informações sobre o estado atual do conhecimento sobre o tema do artigo. Recomendo que baixe vários artigos sobre o tema de seu interesse e faça um resumo da introdução deles e descreva todas as metodologias utilizadas. Fazendo isso, você irá se munir de conhecimentos atuais sobre o tema e as principais metodologias utilizadas coletar os dados que você quer.

Quanto antes você começar a pensar sobre o TCC, melhor. Não deixe para o último ano! Um bom TCC deve ter pelo menos um ano de coleta. Após coletar os dados, você precisará ainda analisá-los e escrever tudo. Se você bobear, vai rodar!

PROCURE UM ORIENTADOR

Pronto! Agora que você já tem uma noção de como as metodologias funcionam e está por dentro da área que quer estudar, é hora de procurar um orientador, para colocar tudo em ordem. O orientador vai ajudar a reunir as informações que você filtrou, dando dicas e sugestões, para que o seu estudo seja feito da forma correta. O quanto antes puder pesquisar sobre os possíveis orientadores na sua instituição, melhor será. Não deixe para última hora. Sem um orientador na sua instituição, na área que você quer, será impossível fazer um TCC bacana.

VOCÊ TERÁ DE ESCREVER O SEU PROJETO DE TCC

Após conversar com o orientador e acertar as coisas, possivelmente você terá que colocar tudo no papel. E isso é bem tranqüilo! Alguns professores pedem o projeto de TCC em forma de artigo e outros em formato de trabalho acadêmico. Ambos seguem suas respectivas normas da ABNT, que podem ou não ser exigidas (baixe a norma de artigo e a norma para trabalho acadêmico). Isso é mais uma questão de padronização, que as universidades podem requerer. Mas, não se preocupe, isso pode variar de universidade para universidade! Em geral, um projeto de TCC deve possuir:

Resumo

Introdução

Objetivos

Material e Métodos

Resultados esperados

Referências

Pode ser que nas normas da ABNT você precise inserir mais alguns tópicos, mas, o essencial de um projeto, é isso. Recomendo que converse com o coordenador de seu curso e peça informações detalhadas sobre como elaborar um TCC nos padrões exigidos pela universidade. Em algum momento você terá uma disciplina que trate da elaboração do TCC. Será neste momento que todas as suas dúvidas deverão ser sanadas para que seu projeto flua à todo vapor!

Bom, basicamente é isso! Espero que este conteúdo ajude você a iniciar o seu TCC. Se houverem dúvidas, por favor, comente logo abaixo! Até a próxima!

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img