InícioAnimais & PlantasEmocionante: multidão se reúne e tenta salvar tubarão-branco encalhado

Emocionante: multidão se reúne e tenta salvar tubarão-branco encalhado

Dezenas de banhistas, salva-vidas, políciais e oficiais dos animais selvagens se reuniram esta semana para tentar salvar um grande tubarão-branco encalhado em Massachusetts, nos EUA.

Quando a notícia de que havia um tubarão-branco de 4,2 m encalhado chegou aos funcionários do Atlântico White Shark Conservancy (AWSC), não demorou muito para que a bióloga Cynthia Wigren chegasse ao local.

Usando um pequeno balde de areia, Wigren começou a despejar água sobre as guelras do tubarão lutando para sobreviver, enquanto ligava para pedir reforços – mas, para sua surpresa, os banhistas começaram a chegar para ajudar. (Uma breve pausa para observar que mesmo que um tubarão não esteja se movendo, ficar perto dele é uma má ideia.)

A multidão rapidamente cavou uma piscina de água em torno do animal de sexo masculino, e começou a escavar uma trincheira em direção ao mar. Infelizmente, apesar de seus melhores esforços, o animal foi longe demais para recuperar a sua força, mas a conservação foi incentivada pela tentativa de resgate.

“Nós não temos certeza do motivo pelo qual ele encalhou”, explicam. “Pode ser um caso de ele se mudar para águas rasas e, em seguida, ser incapaz de sair. Somos gratos pelo tremendo esforço feito pelo público para salvar o tubarão. Nós usamos pessoas para arrastá-lo para a água, mas precisávamos de um barco para arrastá-lo para águas mais profundas. Quando o barco chegou, ele já estava na praia há mais de duas horas. O levamos de volta para a e deixamos a água correr por uma hora água sobre suas guelras na tentativa de reanimá-lo. Não havia nenhum sinal de movimento.” 

Resultados de necropsia não revelaram lesões dissonantes ou a causa clara da morte, mas a Divisão de Pesca Marinha de Massachusetts estará atualizando as autoridades locais e a população sobre o caso.

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -