InícioGraduação & ProfissãoO que faz um entomólogo/entomologista?

O que faz um entomólogo/entomologista?

O entomólogo ou entomologista é um cientista que estuda os insetos. Os entomologistas têm muitos postos de trabalho importantes, como o estudo da classificação, ciclo de vida, distribuição, fisiologia, comportamento, ecologia e dinâmica populacional de insetos. Os entomologistas também estudam pragas urbanas, pragas florestais, pragas agrícolas e pragas da veterinária, bem como o seu controle. Estes cientistas podem trabalhar com insetos benéficos como abelhas, bichos-da-seda, joaninhas e vespas parasitas. Os entomologistas são pesquisadores, professores e consultores e podem trabalhar para empresas privadas, universidades ou agências do governo.

Cerca de 8.000 homens e mulheres trabalham como entomologistas profissionais nos Estados Unidos, que inclui ensinar sobre insetos; como entomologistas de extensão (educadores públicos que fornecem informações sobre os insetos e sua gestão em ambientes agrícolas e urbanas); criação de abelhas; impor quarentenas e regulamentos; realização de trabalho de levantamento de insetos; consultoria sobre temas de manejo integrado de pragas; venda de inseticidas; controle de pragas; e realização de pesquisas sobre classificação, taxonomia, biologia, ecologia, comportamento e controle de insetos. O maior número de entomologistas estão empregados em algum aspecto da entomologia econômica ou aplicada que trata do controle de insetos prejudiciais. Há também dezenas de milhares de entomologistas amadores que estudam insetos sem remuneração e que fornecem informações valiosas sobre as distribuições de insetos, padrões de atividade sazonal, identificação, ciclos de vida e comportamento.

OPORTUNIDADES DE CARREIRA

A carreira de investigação na entomologia envolve estudar e compreender a anatomia, hábitos, histórias de vida, fisiologia e classificação de insetos e investigação de vários tipos de controles químicos e biológicos. Cada vez mais, a informação básica é obrigada a fornecer respostas a perguntas e problemas envolvendo insetos complexos.

Oportunidades de pesquisa

Muitos entomologistas estão envolvidos com pesquisa em Manejo Integrado de Pragas (MIP). O MIP usa todas as técnicas de controle de pragas adequadas para manter as pragas economicamente abaixo dos níveis prejudiciais. Cada técnica de controle de pragas devem ser concebidas cuidadosamente, por isso é ambientalmente segura e compatível com os objetivos dos produtores e utilizadores. O MIP é mais focado na gestão de produtos químicos de pesticidas – que também inclui práticas de controle biológico, cultural e sanitária. Depois que as informações confiáveis ​​sobre o controle de insetos é recolhida a partir da pesquisa, os resultados são dados aos agricultores e outras pessoas que lidam com pragas de insetos.

O que faz um entomologo entomologista4
Entomologista revirando rochas à procura de insetos na Tundra. Foto: J. Wagner.
Ensino

Existem muitas oportunidades de ensino para entomologistas em faculdades e instituições educacionais sem fins lucrativos e organizações. Por exemplo, nos EUA, o Serviço de Extensão Cooperativa em cada estado desempenha um papel importante em fornecer informações sobre os insetos e controle de pragas para os proprietários, agricultores e outros.

O que faz um entomologo entomologista3
Felix Sperling é um grande entomologista canadense, curador do EH Strickland Entomological Museum da Universidade de Alberta.

Os entomologistas trabalham em estreita colaboração com indivíduos e empresas para ajudar a resolver os seus problemas com insetos. Outro trabalho importante é a extensão do entomologista na pesquisa, que analisa todos os cultivos importantes em um determinado estado ou área para possíveis surtos de insetos e alerta os agricultores e produtores antes de um grande problema surgir.

Trabalho no Governo

Muitos entomologistas trabalham para agências governamentais. Por exemplo, a agência norte-americana de entomologistas ajuda a prevenir a entrada de pragas destrutivas, prejudiciais provenientes de países estrangeiros. Ambos os governos federais e estaduais deixam os vegetais e animais em agências de quarentena. Todas as plantas, frutas, vegetais, artefatos, bagagens e animais são examinados em portos internacionais de entrada, e essas inspeções são realizadas sob a supervisão de entomologistas treinados e outros cientistas. Os entomologistas também impõem quarentenas estritas em áreas onde insetos introduzidos tenham estabelecido um ponto de apoio. Em alguns casos, bloqueios de estradas e estações de inspeção são erguidas para impedir a disseminação de pragas. Nos EUA, a maioria dos estados têm leis e regulamentos que exigem a inspeção de viveiro, muitos tipos de produtos agrícolas, registros e colmeias de abelhas. Muitos estados também têm leis que regulam as atividades dos operadores de controle de pragas (exterminadores) e aplicadores de pesticidas. Os entomologistas ajudam a impor essas leis importantes e fornecer informações técnicas e conselhos para aqueles que atuam neste tipo de trabalho de controle de insetos.

Entomologistas que atuam na medicina e saúde pública trabalham para os departamentos de saúde pública federal, estadual e local e lidam com problemas de controle de pragas. Os entomologistas envolvidos no trabalho de saúde pública, atuam em diferentes áreas de pesquisa e no controle de moscas, mosquitos, baratas, piolhos, pulgas, carrapatos e muitas outras pragas que representam um perigo para a saúde ou causam incômodo.

O que faz um entomologo entomologista1

Entomologistas militares trabalham para vários ramos das forças armadas e supervisionam as operações de controle de pragas em um grande número de bases militares nos Estados Unidos e no exterior. O trabalho de investigação e a protecção dos militares contra doenças transmitidas por insetos e parasitas são aspectos importantes da entomologia do serviço militar.

Entomologia forense é um novo campo de estudo. Os entomologistas nesta área de especialidade usam seu conhecimento dos ciclos de vida de insetos e comportamento para ajudar a polícia a resolver crimes.

O que faz um entomologo entomologista
“Se você parar de respirar, eles vão te encontrar”

Entomologistas agrícolas estudam para proteger as culturas valiosas de pragas de insetos. As perdas anuais para pragas de insectos agrícolas são enormes e em algumas áreas pode resultar em uma perda de 25 por cento no rendimento. Entomologistas agrícolas, consultores de gestão de pragas e todos os demais, estão envolvidos em pesquisa e controle de pragas.

O rápido crescimento da indústria de produtos florestais montou o palco para a entomologia florestal. Os Estados Unidos usam uma enorme quantidade de produtos de madeira, papel e celulose por ano, mas as perdas anuais de insetos florestais também são substanciais. Entomologistas florestais trabalham para proteger estes recursos valiosos de pragas de insetos.

Setor Comercial

Entomologistas comerciais trabalham para a indústria, em vez de órgãos públicos. Estes trabalhos podem envolver o trabalho de serviço de campo, pesquisa, serviços de controle de insetos e vendas de inseticidas. A venda de inseticidas é a parte da indústria do agronegócio que fornece produtos e serviços aos agricultores e produtores.

Alguns entomologistas trabalham para controlar pragas que afetam a sombra das árvores, gramados, plantas ornamentais, casas, armazéns, lojas, hotéis e restaurantes. Outro trabalho inclui a pulverização de culturas agrícolas e pomares, bem como as áreas urbanas para controle de moscas e mosquitos.

Entomologistas comerciais também podem trabalhar como consultores privados para a indústria dos pesticidas, operadores de controle de pragas e do agronegócio (serviços de gestão de pragas, por exemplo). Os entomologistas neste campo podem estabelecer a sua própria empresa, podem trabalhar para uma pequena empresa ou podem trabalhar para uma grande empresa comercial.

EDUCAÇÃO / FORMAÇÃO

As pessoas interessadas em uma carreira em entomologia devem preparar-se, tendo aulas em matemática e ciências (biologia, zoologia, botânica, ecologia e química), familiarizando-se com os passos do método científico e a prática da manutenção de registos e apresentação de informações, dados e conclusões. Eles devem realizar investigações do mundo dos insetos; visitar bibliotecas e lojas para encontrar livros interessantes educacionais, vídeos e software sobre insetos; procurar empregos de verão com empresas, universidades, estações experimentais estaduais ou agências governamentais que lidam com insetos; ou simplesmente passar o dia com um curador de museu, apicultor, operador de controle de pragas ou outro entomologista profissional para ajudar a fornecer informações sobre carreira – ajudando na decisão de iniciar uma carreira em entomologia. Através de organizações como a Sociedade dos Jovens Entomologistas (também nos EUA), os jovens entusiastas de insetos podem interagir com outras pessoas interessadas no estudo de insetos, estudar espécimes de insetos e obter informações, publicar informações interessantes e ler sobre as últimas descobertas no estudo de insetos.

A maioria das universidades não têm um departamento de entomologia especializada, mas oferecem cursos em entomologia. Para se tornar um entomólogo, é preciso se graduar em Biologia/Ciências Biológicas e, em seguida, especializar-se em entomologia na pós-graduação (mestrado e posteriormente doutorado). Posições de investigação em universidades, organizações governamentais e industriais exigem um diploma de mestre ou na maioria dos casos, um Ph.D (doutorado). Para pessoas interessadas em liderar uma equipe de pesquisa ou de ensino a nível universitário, um Ph.D. (doutorado) é necessário.

SOCIEDADES E ASSOCIAÇÕES

No Brasil, existem algumas sociedades organizadas para profissionais da entomologia, que são a Sociedade Brasileira de Entomologia, responsável pela Revista Brasileira de Entomologia, a Sociedade Entomológica do Brasil e a Associação Brasileira de Entomologia Forense.

SALÁRIO

O salário para entomólogos que pretendem atuar em Pesquisa e Ensino, são iguais aos de outros biólogos com mestrado e doutorado. Em universidades federais, o salário inicial de um biólogo especializado em entomologia ou qualquer outra área (com mestrado e doutorado), é superior à R$8.000,00. Em instituições de pesquisa, como as Embrapas e afins, o salário pode ser consideravelmente maior tendo em vista que existem bônus e acréscimos salariais de acordo com a produção do pesquisador (novos trabalhos publicados). A fins de curiosidade, nos EUA o salário médio de um entomólogo no começo de carreira é de aproximadamente 30 mil dólares/ano, o de um profissional com experiência é de quase 48 mil dólares/ano e o de um profissional qualificado com mestrado e doutorado supera os 71 mil dólares por ano (quando recém contratado).

Este post foi escrito com base nas áreas de atuação dos entomólogos da América do Norte, tendo em vista que lá existem muito mais oportunidades de trabalho em diferentes áreas da entomologia, para que vocês possam ter noção de quão grande é a área e quais são os leques de oportunidades. No Brasil, a maioria dos entomólogos atuam fazendo pesquisas mais básicas que aplicadas, associados à universidades, e os trabalhos com controle de pragas, consultorias e demais áreas possíveis de atuação são ainda pouco explorados. É importante olharmos para outros países e observarmos as oportunidades existem, para que possamos aplicar aqui no Brasil. Isso é inovação!

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -