InícioMateriais didáticosAgnathas atuais e chondrichthyes

Agnathas atuais e chondrichthyes

Olá, nobres amigos! Tudo bem?

Estive pesquisando uma série de apostilas e materiais sobre vertebrados e invertebrados para compartilhar com vocês. Descobri que o curso de Licenciatura em Ciências da USP/Univesp possui uma série de 7 apostilas muito bacanas, elaboradas pela professora Elonora Trajano. A primeira apostila da série é sobre a origem, evolução e filogenia dos Chordata e Craniata. A segunda, é sobre os Agnathas atuais e Chondrichthyes. Veja só como esta apostila está estruturada:

  • Agnatha atuais: filogenia
  • Agnatha atuais: morfologia, funcionamento e biologia
    Myxiniformes
    Petromyzontiformes
  • Origem e diversificação dos Craniata: os primeiros Gnathostomata (peixes com maxilas)
    Chondrichthyes
  • Chondrichthyes atuais: caracterização morfológica, funcionamento e diversidade
    Elasmobranchii
    Holocephali

Agnatha atuais: filogenia

Feiticeiras, ou peixes-bruxa, Ordem Myxiniformes [note que todos os nomes de Ordens em peixes, e também nas aves, têm a terminação “-formes”], e lampreias, Ordem Petromyzontiformes, possuem corpo alongado, sem placas nem escamas dérmicas e com esqueleto totalmente cartilaginoso. As feiticeiras são peixes exclusivamente marinhos, que se alimentam de invertebrados de corpo mole e também de tecidos moles de vertebrados.

As lampreias adultas são ectoparasitas de grandes vertebrados marinhos e se reproduzem na água doce; na maioria das espécies, os adultos vivem no ambiente marinho, mas em algumas eles permanecem na água doce. Devido a essas semelhanças externas, lampreias e feiticeiras eram agrupadas no táxon Cyclostomata (cyclo= circular; stoma= boca). O registro fóssil desse grupo é muito restrito, consistindo de dois gêneros de lampreias e uma feiticeira do Carbonífero. O monofiletismo de Cyclostomata é questionado por vários autores e o nome tem sido usado apenas como coletivo para tratar desses dois grupos de organismos. Muitos pesquisadores consideram Myxiniformes o grupo basal de todos os Craniata pela ausência de elementos vertebrais, de sistema da linha lateral e de mecanismos de osmorregulação.

Já a posição de Petromyzontiformes é ainda controversa. Alguns autores os colocam como grupo irmão dos demais vertebrados – neste caso, os Cyclostomata seriam um grupo parafilético. Dentro desta hipótese, a ausência de mineralização do esqueleto das lampreias pode ser um caráter plesiomórfico.

Agnathas atuais e chondrichthyes
Diversidade e Evolução de Vertebrados – Agnathas atuais e chondrichthyes. Licenciatura em Ciências · USP/Univesp.

Para continuar lendo a apostila e fazer o download, clique aqui.

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -