InícioGraduação & ProfissãoMelhores cursos de Ciências Biológicas/Biologia do Brasil

Melhores cursos de Ciências Biológicas/Biologia do Brasil

Fala galera! Tudo bem? Nesse post eu trago os melhores cursos de Ciências Biológicas/Biologia do país. Eles foram listados com base no Ranking Universitário Folha (2015) e na revista Guia do Estudante (2011).
 
O Ranking Universitário Folha abordou uma série de critérios para elaborar a sua lista com os melhores cursos de Ciências Biológicas/Biologia do país. Eles listaram tanto universidades públicas quanto privadas, e os critérios considerados foram a avaliação do mercado, a qualidade do ensino, a qualidade dos programas de mestrado e doutorado, a nota no Enade, professores com dedicação integral e parcial e a nota do MEC. Confira abaixo os 20 melhores cursos de Ciências Biológicas/Biologia do país:
 
melhores cursos de ciencias biologicas do brasil
 
Para ver a lista completa e filtrar algumas informações, acesse o site do Ranking Universitário Folha.
 
A pesquisa da revista Guia do Estudante também elaborou a sua lista, mas com critérios totalmente diferentes, baseados em:
  1. Atualização dos dados das instituições (a redação entre em contato com cada uma das 2.026 instituições de ensino superior do país para fazer levantamento dos cursos);
  2. Definição dos cursos que serão avaliados;
  3. Preenchimento do formulário com informações específicas de cada curso (feito pelos próprios coordenadores dos cursos);
  4. Pesquisa de opinião com os pareceristas (são mais de 3.600 especialistas que dão as notas aos cursos. Cada um recebe notas de, no mínimo, 6 pareceristas);
  5. Atribuição dos conceitos (as estrelas que cada curso recebe é resultado da média das notas recebidas, mas a maior e a menor são descartadas – para evitar distorções);
 
 
Mas calma aí! Não se preocupe se a universidade que você vai cursar não está entre as melhores. Isso não quer dizer nada. É lógico que os recursos, estrutura e a formação dos professores são essenciais para que possamos ter um bom aproveitamento, mas, o que define nosso sucesso profissional é a nossa forma de agir durante e depois da graduação. Conheço tanta gente que leva o curso nas coxas, mesmo estudando em ótimas universidades. E pior, conheço tanta gente que leva o curso nas coxas, mas tem uma dedicação extrema na academia e segue rigorosamente dietas e treinos, sem faltar um dia. Cada um tem as suas prioridades. Se a pessoa é desinteressada, ela pode estudar em qualquer universidade top, que ainda assim vai fracassar na profissão.
 
Lembre-se que a sua universidade não irá garantir o seu emprego. Logo, o que define a sua competência e habilidades na profissão é a forma como você age! Pense nisso, sempre. A universidade faz a parte dela, fornecendo bons professores e recursos, mas se o aluno não fizer a dele, de nada adianta! Né?
 
E aí, o que você achou deste post? Comente abaixo a sua opinião e dê sugestões para que possamos melhorar o blog!
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -