spot_img
InícioMateriais didáticosOrigem, evolução e filogenia de Chordata e Craniata

Origem, evolução e filogenia de Chordata e Craniata

Olá, nobres amigos! Tudo bem?

Estive pesquisando uma série de apostilas e materiais sobre vertebrados e invertebrados para compartilhar com vocês. Descobri que o curso de Licenciatura em Ciências da USP/Univesp possui uma série de 7 apostilas muito bacanas, elaboradas pela professora Elonora Trajano. A primeira apostila da série é sobre a origem, evolução e filogenia dos Chordata e Craniata. Veja só como a postila está estruturada:

  • Introdução
  • Apresentação dos Chordata
  • Relações filogenéticas de Chordata com outros Deuterostomia
  • Filogenia de Chordata
  • Os grupos de Chordata
  • Urochordata: Caracterização morfológica, funcionamento e diversidade
    Estudo da Classe Ascidiacea
    Parede do corpo
    Faringe e átrio
    Alimentação
    Circulação e excreção
    Sistema nervoso e sensorial
    Reprodução e desenvolvimento
  • Cephalochordata: Caracterização morfológica, funcionamento e diversidade
    Forma do corpo
    Sistema nervoso e sensorial
    Notocorda e musculatura
    Alimentação
    Sistema circulatório e excreção
    Reprodução e desenvolvimento
  • Introdução aos Craniata
    Os primeiros Craniata: peixes sem maxilas (Agnatha)

Com esse material, espera-se que o aluno:

  • Reconheça e caracterize os Chordata, “protocordados”, Craniata, Vertebrata e peixes Agnatha;
  • Entenda a origem e evolução desses grupos, suas relações de parentesco e as bases para as filogenias apresentadas;
  • Saiba a classificação apresentada;
  • Compreenda que Ciência é dinâmica, baseada em hipóteses e que o que se apresenta é o consenso no momento, podendo mudar de acordo com novos dados e hipóteses;
  • Conheça a biologia e a morfologia desses grupos, no mínimo no nível apresentado, sendo capaz de pesquisar e ampliar esse conhecimento;
  • Seja capaz de repassar esse conhecimento aos estudantes de Ensino Fundamental, sem desvirtuar os conceitos ou repassar informações sem fundamento. 

Segundo a apostila:

O Filo Chordata é composto por animais invertebrados e vertebrados, reconhecidos em três subfilos: Cephalochordata, Urochordata (=Tunicata) e Craniata (Vertebrata senso estrito + Myxiniformes ou feiticeiras). Os Cephalochordata + Urochordata são comumente referidos como “protocordados”, mas este não é um agrupamento natural monofilético.

Origem, evolução e filogenia de Chordata e Craniata

Os cordados são primitivamente marinhos, apresentando características comuns, ditas diagnósticas que, no conjunto, permitem reconhecer o grupo no que se refere ao desenvolvimento embrionário, às cavidades do corpo e às estruturas morfológicas presentes, ao menos, em algum estágio ontogenético. Tais características abrangem tanto as sinapomorfias quanto as plesiomorfias. Recordando, sinapomorfias são estados de caráter que só aparecem, por modificação de estados anteriores, no ancestral comum e exclusivo desse grupo, assim definido como um grupo monofilético; plesiomorfias são características já presentes no ancestral comum do grupo em questão, que apareceram em um ancestral desse ancestral comum, mais ou menos distante no tempo. Em função do processo contínuo de diversificação e separação de táxons, quanto mais distantes são os ancestrais, maior é o número de outros grupos que também apresentam essas características.

Para baixar a apostila Origem, evolução e filogenia de Chordata e Craniata, clique aqui.

Bom proveito e ótima leitura!

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img