InícioAnimais & PlantasVocê sabe o que são galhas?

Você sabe o que são galhas?

Você com certeza já deve ter visto em algumas folhas várias ‘verrugas’ de formado curioso, não é mesmo? Pois bem, estas ‘verrugas’ na verdade tem um nome próprio: galhas. As galhas são modificações foliares induzidas nas plantas por muitos grupos de invertebrados como helmintos, moscas, vespas e até mesmo por bactérias e fungos.

Diferentemente da relação simbiótica entre raízes de plantas e fungos, em que ambos são beneficiados, essa associação entre a planta e o organismo galhador não traz benefícios para o vegetal. Porém, o galhador garante a proteção e nutrição de seus ovos, permitindo o seu sucesso reprodutivo e dispersão.

Embora o número de grupos indutores de galhas seja grande, a maioria dos galhadores no Brasil é composta por pequenos mosquitos da família Cecidomyiidae (Diptera).

Você sabe o que são galhas
Galha e larva de um mosquito Cecidomyiidae em Miconia trinervia.
Você sabe o que são galhas 2
Mosquito da família Cecidomyiidae e do gênero Asphondylia, um dos mais comuns indutores de galhas.

Uma galha é sinônimo de proteção e reservas de nutrientes para os insetos galhadores – e para um animal parasita, é sinônimo de energia fácil e rápida de se conseguir, já que se aproveitará do abrigo e usará a larva da mosca como alimento para as suas larvas. É o que faz várias espécies de vespas da superfamília Chacidoidea, que se destacam entre os parasitóides de galhas (hiperparasitas). Elas colocam seus ovos dentro de uma galha já formada e, então, a larva do parasitóide consome a larva do mosquito, se desenvolvendo dentro do espaço interior da galha chamado de loja.

Você sabe o que são galhas 3
Torymus é um dos gêneros da superfamília Chacidoidea que parasita galhas.

Além disso, existem também os galhadores de raízes, como os nematelmintos. Sim! Estes pequenos vermes, que são também muito abundantes nos solos, são capazes de se alojar nas raízes de várias espécies de plantas para garantir a sobrevivência de seus ovos. Embora não tão bem compreendida como as galhas foliares, as galhas nas raízes podem prejudicar o vegetal, causando amarelamento e outras modificações nas folhas e também redução ou até mesmo morte de frutos e flores, em função da modificação que causam nas raízes, reduzindo a absorção de muitos nutrientes essenciais ao vegetal.

Color enhanced Scanning Electron Micrograph of the whiplike larva of the root-knot nematode Meloidogyne incognita penetrating a tomato root. Once inside, the larva establishes a feeding site and causes nutrient-robbing galls to form on cells. As the larva consumes nutrients, the plant's growth is stunted. Magnification 900X.
Micrografia eletrônica de varredura colorida evidenciando o nematóide Meloidogyne incognita penetrando numa raiz de tomate.
Você sabe o que são galhas 5
Jovens do nematóide Meloidogyne na raiz de tomate.
Você sabe o que são galhas 6
Raiz de tomate tomada por Meloidogyne sp.

As relações entre galhadores e vegetais é tão específica, que os galhadores são capazes de induzir galhas apenas em uma única espécie vegetal – eles não saem botando ovos em qualquer planta. Entretanto, devido ao grande número de espécies galhadoras, em uma única espécie de planta podem haver insetos galhadores de folhas, outros de caules, e até mesmo de gemas (sem contar os nematelmintos que podem estar nas raízes). E ainda assim, dos insetos que podem estar induzindo galhas nas folhas, podem haver espécies que só botam os ovos nas nervuras, por exemplo. Por esta razão, é muito grande o número de galhadores no Brasil e em muita vezes é difícil estudá-los, sem contar que muitos galhadores ainda não são conhecidos.

Veja abaixo algumas fotos de galhas induzidas pelos mais diversos grupos de galhadores:

Você sabe o que são galhas 1
Galhas induzidas por mosquitos Cecidomyiidae. CAOFgPlayer.
Você sabe o que são galhas 8
Galhas em folha de eucalipto ©Fir0002.
Você sabe o que são galhas 10
Parecem frutos, mas não é! Isso é um carvalho-negro (Quercus pyrenaica) repleto de galhas.

Se você quiser saber mais sobre as galhas, recomendo que leia:

Se você tem um amplo interesse por botânica e gostaria de aprender a identificar espécies vegetais, recomendo o curso O Segredo da Identificação de Plantas, do botânico Rodrigo Polisel, empreendedor na Brasil Bioma. Também poderá se interessar pelos cursos abaixo:

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -