InícioGraduação & ProfissãoO que faz um Zoólogo?

O que faz um Zoólogo?

Zoólogo é o cientista que estuda animais, podendo trabalhar tanto no laboratório quanto em campo.

Os zoólogos estudam a origem e o desenvolvimento das espécies, bem como seus hábitos, comportamentos e interações e também pesquisam o desenvolvimento de doenças animais.

A zoologia é um campo amplo que oferece muitas oportunidades de carreira para pesquisadores, especialmente porque ainda há muito a aprender sobre os animais. Uma carreira em zoologia oferece a oportunidade de fazer a diferença no planeta, através do trabalho indireto de conservação que se dá por meio da descrições de novas espécies que acontece o tempo todo.

Max Barclay é um entomólogo considerado um dos maiores zoólogos da atualidade. Foto: Natural History Museum.

Alguns zoólogos estudam todo o organismo, enquanto outros estudam apenas partes. Além disso, a zoologia não é meramente um passatempo observacional para os aficionados pela história natural, ela também envolve pesquisa analítica e componentes experimentais de laboratório, assim como todas as outras ciências biológicas fazem.

Como em outras disciplinas, os zoólogos trabalham usando uma grande variedade de equipamentos e métodos científicos. A habilidade de usar a tecnologia também é uma vantagem, pois os zoólogos costumam usar equipamento científico altamente especializados e softwares de gerenciamento de dados durante suas atividades de pesquisa.

Zoólogos podem trabalhar ao ar livre em condições climáticas variadas e temperaturas extremas ao realizar pesquisas ou atividades de manejo, o que pode envolver atividade física extenuante e condições de vida muitas vezes primitivas.

Os Zoólogos desenvolvem pesquisas mais voltadas para a evolução, descrevendo a origem e funções de estruturas e órgãos dos organismos. Por isso, constantemente são vistos estudando com muito capricho e cuidado cada detalhe de animais  ou suas partes, observando a anatomia interna e externa, examinando ossos, penas, pelos e tudo mais que for possível explorar.

zoólogos podem especializar-se em um grupo especifico de animais, tais como mastozoologia (mamíferos), herpetologia (répteis e anfíbios), entomologia (insetos) , malacologia (moluscos), ictiologia (peixes) ornitologia (aves) dentre outros.

Zoólogos podem ser curadores de museus. Foto: Divulgação.

A maioria dos zoólogos passa suas vidas inteiras estudando um único grupo, produzindo as mais brilhantes descobertas que temos visto no mundo animal. Não é à toa que toda sala de zoólogo é repleta de animais e tem papeis de anatomia comparada espalhados nas paredes.

Os deveres de um zoólogo podem incluir tarefas como conceber e conduzir projetos de pesquisa, analisar dados, escrever e publicar relatórios e artigos científicos, assegurar o bem-estar animal, educar o público, promover esforços de conservação e ajudar com programas de criação em cativeiro.

Zoólogos coletando informações biométricas de animais de cativeiro em reabilitação. Foto: Divulgação.

Zoólogos frequentemente trabalham em conjunto com zoológicos, veterinários, biólogos marinhos e ecólogos, para gerir adequadamente populações animais em cativeiro e na natureza.

Os zoólogos podem encontrar oportunidades de emprego assumindo papel de conservador e curador alguns parques zoológicos, bem como podem trabalhar em aquários e parques marinhos, agências governamentais estaduais ou federais de ensino e pesquisa, laboratórios, instituições educacionais, museus, grupos de conservação ambiental e empresas de consultoria.

Se você tem interesse por Zoologia, recomendo que se inscreva no curso Zoologia dos Vertebrados antes que as inscrições terminem. É uma ótima forma de mergulhar nesse maravilhoso universo.

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -