A divisão celular é o processo pelo qual uma célula original se divide em duas ou mais células filhas. A divisão celular geralmente ocorre como parte de um ciclo celular maior. Em eucariotas (material genético organizado no núcleo), existem dois tipos distintos de divisão celular: uma divisão vegetativa, em que cada célula filha é geneticamente idêntica à célula original (mitose), e uma divisão celular reprodutiva, onde o número de cromossomos nas células filhas é reduzido pela metade para produzir gametas haplóides (meiose).

A meiose resulta em quatro células filhas haploides passando por uma rodada de replicação de DNA seguido de duas divisões. Os cromossomos homólogos são separados na primeira divisão e as cromátides irmãs são separadas na segunda divisão. Ambos os ciclos de divisão celular são usados ​​no processo de reprodução sexual em algum momento do seu ciclo de vida. Acredita-se que ambos estejam presentes no último antepassado comum eucariótico. Os procariontes sofrem uma divisão celular vegetativa conhecida como fissão binária, onde seu material genético é segregado igualmente em duas células filhas. Todas as divisões celulares, independentemente do organismo, são precedidas por uma única rodada de replicação de DNA .

Para microorganismos unicelulares simples, como a ameba, uma divisão celular é equivalente à reprodução – um novo organismo inteiro é criado. Em uma escala maior, a mitose pode criar novos organismos multicelulares, como plantas que crescem a partir de estacas. A divisão mitótica permite que os organismos que reproduzem sexualmente se desenvolvam a partir do cigoto unicelular, que por sua vez foi produzido pela divisão celular meiótica a partir de gametas . Após o crescimento, a divisão celular pela mitose permite a construção contínua e o reparo do organismo. O corpo humano experimenta cerca de 10 quadrilhões de divisões celulares durante toda a vida.

A principal função da divisão celular é a manutenção do genoma da célula original. Antes que a divisão possa ocorrer, a informação genômica que é armazenada nos cromossomos deve ser replicada e o genoma duplicado deve ser separado de forma limpa entre as células. Uma grande quantidade de infraestrutura celular está envolvida na manutenção da informação genômica consistente entre as gerações.

Separei 4 PDFs para você estudar divisão celular. Confira:

BAIXAR APOSTILA

 

BAIXAR APOSTILA

 

BAIXAR APOSTILA

 

BAIXAR APOSTILA

 

Apostila extra da USP:

BAIXAR APOSTILA

Para saber mais sobre divisão celular, acesse os artigos abaixo:

Divisão celular: mitose e meiose
6 vídeos sobre divisão celular
O que é Célula e quais são suas características essenciais?

COMPARTILHAR
Artigo anterior10 fatos sobre cromossomos
Próximo artigo15 objetos comumente esquecidos em pacientes após cirurgia
Guellity Marcel

Biólogo de vida selvagem, mestre em Ecologia e Conservação e apaixonado por ciência e tecnologia. Tem interesse em ecologia de populações, ecologia do movimento, ecologia de paisagem e efeitos de mudanças climáticas na biodiversidade, especialmente em áreas úmidas. Atualmente trabalha com mamíferos de médio e grande porte (cervo, veado-campeiro, veado-mateiro, queixada) e jacarés em parceria com pesquisadores da Embrapa Pantanal.