InícioMateriais didáticos4 apostilas de Divisão Celular (PDF)

4 apostilas de Divisão Celular (PDF)

A divisão celular é o processo pelo qual uma célula original se divide em duas ou mais células filhas. A divisão celular geralmente ocorre como parte de um ciclo celular maior. Em eucariotas (material genético organizado no núcleo), existem dois tipos distintos de divisão celular: uma divisão vegetativa, em que cada célula filha é geneticamente idêntica à célula original (mitose), e uma divisão celular reprodutiva, onde o número de cromossomos nas células filhas é reduzido pela metade para produzir gametas haplóides (meiose).

A meiose resulta em quatro células filhas haploides passando por uma rodada de replicação de DNA seguido de duas divisões. Os cromossomos homólogos são separados na primeira divisão e as cromátides irmãs são separadas na segunda divisão. Ambos os ciclos de divisão celular são usados ​​no processo de reprodução sexual em algum momento do seu ciclo de vida. Acredita-se que ambos estejam presentes no último antepassado comum eucariótico. Os procariontes sofrem uma divisão celular vegetativa conhecida como fissão binária, onde seu material genético é segregado igualmente em duas células filhas. Todas as divisões celulares, independentemente do organismo, são precedidas por uma única rodada de replicação de DNA .

Para microorganismos unicelulares simples, como a ameba, uma divisão celular é equivalente à reprodução – um novo organismo inteiro é criado. Em uma escala maior, a mitose pode criar novos organismos multicelulares, como plantas que crescem a partir de estacas. A divisão mitótica permite que os organismos que reproduzem sexualmente se desenvolvam a partir do cigoto unicelular, que por sua vez foi produzido pela divisão celular meiótica a partir de gametas . Após o crescimento, a divisão celular pela mitose permite a construção contínua e o reparo do organismo. O corpo humano experimenta cerca de 10 quadrilhões de divisões celulares durante toda a vida.

A principal função da divisão celular é a manutenção do genoma da célula original. Antes que a divisão possa ocorrer, a informação genômica que é armazenada nos cromossomos deve ser replicada e o genoma duplicado deve ser separado de forma limpa entre as células. Uma grande quantidade de infraestrutura celular está envolvida na manutenção da informação genômica consistente entre as gerações.

Separei 4 PDFs para você estudar divisão celular. Confira:

[slideshare id=82402767&doc=apostiladivisocelularpdf-uff-171120194813&type=d]

BAIXAR APOSTILA

 

[slideshare id=82402777&doc=apostiladivisocelularpdf-ufpb-171120194821&type=d]

BAIXAR APOSTILA

 

[slideshare id=82402780&doc=apostiladivisocelularpdf-ufrgs-171120194827&type=d]

BAIXAR APOSTILA

 

[slideshare id=82402796&doc=apostiladivisocelularpdf-unip-171120194848]

BAIXAR APOSTILA

 

Apostila extra da USP:

[slideshare id=82402814&doc=apostiladivisocelularpdf-usp-171120194902]

BAIXAR APOSTILA

Para saber mais sobre divisão celular, acesse os artigos abaixo:

Divisão celular: mitose e meiose
6 vídeos sobre divisão celular
O que é Célula e quais são suas características essenciais?

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -