InícioGraduação & ProfissãoO que é entomologia e o que um entomólogo faz?

O que é entomologia e o que um entomólogo faz?

Entomologia é o estudo científico de alguns grupos de artrópodes – em geral definida como a ciência que estuda os insetos.

Os insetos são invertebrados com exoesqueleto quitinoso, corpo dividido em três tagmas (cabeça, tórax e abdomen), três pares de patas articuladasolhos compostos e duas antenas. Seu nome vem do latim insectum. Pertencem à classe Insecta e compõem o maior e mais largamente distribuído grupo de animais do filo Arthropoda e, consequentemente, dentre todos os animais.

Entretanto, a entomologia vai muito além da classe Insecta. Embora sejam conhecidos erroneamente como insetos, as aranhas, escorpiões e ácaros (classe Aracnida), piolhos de cobra, centopeias e vários outros grupos são também objetos de estudo da entomologia.

A entomologia estuda as relações desses artrópodes com outros animais, com seus ambientes e com seres humanos, nos fornecendo também uma visão mais ampla da ecologia, evolução e comportamento social desses organismos.

A maioria dos entomólogos se especializa em um tipo particular de artrópode dentre os citados acima.

Os insetos e demais classes de artrópodes de interesse na entomologia superam em número todas as outras formas de vida animal combinadas e desempenham funções vitais para a vida na Terra. Consequentemente, os entomólogos fazem muitas contribuições importantes para o conhecimento científico, como as melhores maneiras de polinizar culturas, conservar espécies de insetos e proteger culturas, árvores, animais selvagens e gado de pragas. Compreender os papéis que os insetos desempenham em seus ambientes também podem nos ajudar a restaurar os ecossistemas perturbados e a limpar os locais contaminados. Alguns entomólogos estudam como as mudanças climáticas afetarão as espécies de insetos e suas distribuições.

Edward O. Wilson é considerado o pai da sociobiologia e um dos maiores entomólogos da atualidade. Ele é especialista em formigas e autor de vários livros de sucesso.

O que faz um entomólogo?

Os entomólogos estudam insetos (e outras classes de artrópodes), seus ambientes e seus comportamentos através de técnicas observacionais, experimentais, químicas e genéticas. Eles podem se especializar em uma espécie particular ou grupo taxonômico, ou o uso de insetos para aplicações ou indústrias específicas.

Os entomólogos agrícolas estudam como proteger as culturas de pragas, sem prejudicar espécies de insetos benéficas, como as abelhas. Eles podem desenvolver novos tipos de “manejo integrado de pragas” que usa algumas espécies para controlar outras, reduzindo a necessidade de pesticidas – como vespas parasitoides que põe seus ovos em lagartas que atacam determinada plantação.

Os entomólogos veterinários trabalham desenvolvendo formas de proteger animais domésticos e de criação, animais selvagens e de zoológicos de pragas de insetos e doenças que eles transmitem.

Os entomólogos médicos pesquisam formas de prevenir a propagação de doenças transmitidas por vários artrópodes, como o vírus do Nilo Ocidental e a Febre Rocky Mountain.

Os entomólogos taxonomistas trabalham no campo à procura de insetos ainda desconhecidos para a ciência. Descobrir novas espécies nos ajuda a entender a evolução e o papel dos insetos, e potencialmente podem levar a novos medicamentos.

Os entomólogos forenses ajudam a resolver casos de assassinato estudando os insetos associados a cadáveres. Eles podem ajudar a determinar a linha do tempo e a localização de um crime.

Os entomólogo florestais ajudam a proteger plantas e florestas selvagens estudando as pragas de insetos que as atacam.

Os entomólogos estruturais estudam insetos encontrados em edifícios, como baratas. Eles pesquisam maneiras de impedir que eles entrem, e como se livrar deles uma vez que eles se estabeleceram.

Onde um entomólogo trabalha?

Muitos entomólogos são membros de universidades. Graus de doutorado geralmente são necessários para essas posições. Os entomólogos também trabalham para agências agrícolas e empresas que incluem, entre outras, agências federais, estaduais e locais de proteção agrícola e florestal, organizações de saúde, empresas de biotecnologia, laboratórios, grupos de pesquisa, jardins zoológicos e museus.

Os entomólogos trabalham em escritórios e laboratórios, e fora ao fazer trabalhos de campo. O trabalho de campo pode envolver viagens para destinos remotos, muitas vezes sob condições extremas. O trabalho pode ser fisicamente exigente.

Saiba mais:
O que faz um entomólogo?
Curso online de Entomologia Forense

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -