InícioCuriosidades10 Fatos Interessantes Sobre o Sistema Imunológico

10 Fatos Interessantes Sobre o Sistema Imunológico

1. Cada parte do sistema imunológico tem uma função única

Pense no sistema imunológico como os militares. Existem diferentes tipos de células e cada uma tem uma função única na proteção do corpo. A primeira linha de defesa são os glóbulos brancos, que são os primeiros a reconhecer patógenos e combater a infecção. Os linfócitos, um tipo específico de glóbulo branco, trabalham para permitir que o corpo se lembre dos invasores para combatê-los mais rapidamente em futuras infecções. Outras partes do sistema imunológico incluem a medula óssea, onde os glóbulos brancos são produzidos; os gânglios linfáticos, que produzem e armazenam células de combate a infecção em todo o corpo; e o baço, que ajuda a controlar a quantidade de sangue e remove as células sangüíneas velhas ou danificadas do corpo.

2. A mais antiga referência conhecida à imunidade tem mais de 2 mil anos

A primeira vacina foi desenvolvida no final do século XVIII, mas as pessoas reconheceram a importância da imunidade muito antes disso. Durante a praga de Atenas, em 430 aC, os gregos perceberam que as pessoas que haviam sobrevivido à varíola não contraíram a doença pela segunda vez. Na verdade, esses sobreviventes eram frequentemente chamados para atender aqueles que sofriam de varíola.

No século 10, curandeiros chineses começaram a soprar cascas secas de varíola nos narizes de pacientes saudáveis, que então contraíram uma forma leve da doença – e os pacientes que se recuperaram ficaram imunes à varíola. Essa prática, chamada de variolação ou inoculação, se espalhou para a Europa e a Nova Inglaterra em 1700. Hoje, as vacinas são feitas seguindo parte dessa lógica.

3. Vacinas desempenham um papel importante na educação do sistema imunológico

As vacinas funcionam estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos contra um invasor estranho sem infectar o indivíduo com a doença. Como resultado, quando o corpo encontra essa infecção no futuro, sabe como combatê-la. As vacinas educam o sistema imunológico usando uma pequena parte desse patógeno para que, ao ser exposto a esse patógeno no futuro, você tenha sintomas mínimos ou inexistentes.

4. Todos os dias, encontramos bilhões de patógenos, mas nem todos são ruins

Embora não seja agradável pensar sobre isso, inúmeros microrganismos vivem em nossos corpos e eles são realmente necessários para manter uma boa saúde. Boas bactérias em nosso corpo fornecem muitos nutrientes importantes e também nos ajuda na defesa contra bactérias e infecções ruins. Um equilíbrio precisa ser mantido porque, quando bactérias boas são reduzidas, bactérias ruins podem assumir o controle, fazendo com que fiquemos doentes.

5. O estresse pode afetar a maneira como o sistema imunológico funciona

O estresse pode levar ao aumento dos níveis de cortisol, um hormônio esteróide que é importante para o funcionamento do nosso corpo. Entretanto, quando em excesso, pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo diminuição da imunidade.

6. A privação do sono pode afetar a imunidade

Não dormir o suficiente pode causar problemas fisiológicos e danificar regiões do cérebro, e o sistema imunológico não é exceção. Estudos mostram que a falta de sono pode de deixar mais propenso a pegar um resfriado e também torna mais difícil combater a infecção.

7. Alergias são o resultado de seu sistema imunológico reagindo a um alarme falso

Quando você experimenta uma reação alérgica, seu sistema imunológico está respondendo a um patógeno inofensivo que ele percebe como uma ameaça. Os sintomas de uma reação alérgica, que pode variar de um corrimento nasal a um surto de desmaios, são o resultado do ataque equivocado do corpo.

8. O sistema imunológico pode se atacar

As doenças auto-imunes ocorrem quando o sistema imunológico destrói seus próprios tecidos saudáveis. Nesses casos, os glóbulos brancos não conseguem distinguir entre patógenos e as células normais do corpo, desencadeando uma reação que destrói o próprio corpo. Embora existam mais de 80 tipos diferentes de doenças e distúrbios autoimunes, os mais comuns incluem a artrite reumatóide, a psoríase e a doença de Crohn.

9. Limpeza em excesso pode inibir o funcionamento do sistema imunológico

Limpar e desinfetar pode parecer a melhor maneira de evitar infecções. Entretanto, quando você deixa o ambiente muito limpo constantemente ou evita ter contato com objetos e partes sujas, você reduz tanto o contato com os patógenos, que acaba minimizando o desenvolvimento do sistema imunológico. Este caso é muito comum em crianças pequenas, pois se elas não forem expostas a patógenos enquanto crescem, seus corpos não serão capazes de desenvolver os anticorpos adequados para combatê-los quando estiverem maiores.

10. As bactérias do intestino são a chave para um sistema imunológico saudável

O corpo humano é o lar de trilhões de bactérias, que superam nossas próprias células.

Se somássemos todas as células em nosso corpo, incluindo os microrganismos que vivem em nós, 60% das células encontradas seriam microrganismos (grande parte bactérias) – e apenas 40% células humanas.

No trato gastrointestinal, esses microrganismos são frequentemente benéficos, ajudando na digestão e sintetizando as vitaminas B e K. Mas pesquisas mostram que nossas bactérias intestinais ajudam o sistema imunológico e nos mantem saudáveis ​​de várias maneiras. Por exemplo, as bactérias benéficas impedem que bactérias patogênicas (causadoras de doenças) se estabeleçam em nossos tecidos epiteliais e mucosos. E essas bactérias também treinam o sistema imunológico para distinguir melhor entre patógenos causadores de doenças e bactérias inofensivas, o que pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de alergias.

Da mesma forma, as bactérias “boas” podem influenciar a sensibilidade do sistema imunológico aos antígenos, potencialmente ajudando a prevenir doenças auto-imunes. As bactérias também produzem anticorpos úteis e desencadeiam a expressão de proteínas intestinais, que fazem com que o sistema imunológico repare lesões internas.

Fonte: LiveScience.

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -