Escreva no EQB

Olá, nobre leitor(a)! Tudo bem?

Se você tem muita vontade de divulgar, ensinar e compartilhar conhecimentos sobre a biologia e ciência, eu tenho uma notícia boa para você! Sim, você pode se tornar um autor do blog e até membro de nossa página no facebook!

O blog tem recebido cada vez mais visitantes e com isso, a demanda por conteúdos em diferentes áreas da biologia aumentou consideravelmente. Infelizmente, eu não tenho condições (tempo e ausência de algumas habilidades) para escrever sobre todos os conteúdos que os leitores do blog tem solicitado. Nesse sentido, gostaria de abrir oportunidades para que outras pessoas, com o mesmo propósito que eu, possam contribuir com o blog e ajudar uma infinidade de leitores que estão famintos por conteúdo.

Ao longo deste ano, eu monitorei algumas buscas dos usuários e pude identificar as áreas que eles mais procuram e selecionei as que o blog ainda não contempla ou contempla muito pouco. Sendo assim, neste momento a prioridade do blog é focar em conteúdos mais específicos. E aí que entra você e sua vontade de escrever sobre um determinado tema!

escreva no eqb

Mas não se preocupe, caso a área que você gosta e pretende escrever não esteja acima. Eu aceitarei todos os tipos de posts, desde que corroborem com os ideais do blog e que não tenham erros de português ou que não citem fontes confiáveis.

Quer escrever mas ainda não sabe como começar?

Escreva, primeiramente, sobre o que você está estudando

Se você nunca escreveu um post para algum blog, não se preocupe. Para facilitar a sua vida, comece pelo que você está estudando na faculdade, especialmente pelas disciplinas que você mais tem afinidade! É uma ótima forma de começar a por em prática o exercício da escrita. Escrever um resumo para você estudar é uma coisa, escrever para outras pessoas aprenderem é outra. Quando você começar a escrever sobre o que está estudando, mas com a intenção de ensinar outras pessoas, a sua dedicação e força de vontade vão redobrar e você se esforçará para dar o seu melhor e criar um bom material. Fazendo isso, logicamente, você aprende muito mais e tira boas notas!

Pegue livros na biblioteca

Se não conseguir organizar o conteúdo que está tendo na sala de aula, não exite em recorrer aos livros. Pegue alguns na biblioteca da facul e aproveite que já está estudando para alguma disciplina e elabore o seu post para o EQB. Como disse acima, quando fizer a síntese, estará exercitando o que estudou e colocando em prova o que aprendeu – melhorando o seu desempenho. Caso surjam dúvidas no momento da escrita, você pode recorrer ao livro em qualquer momento, sem medo de errar!

Procure por vídeo aulas no youtube

Passar horas seguidas lendo um livro pode não ser muito agradável para muitas pessoas. Porém, o youtube está aí, cheio de canais ótimos com vários biólogos experientes oferecendo vídeo aulas sobre uma infinidade de temas. Não perca tempo. Se quer se dar bem na prova, complementar os estudos através de vídeo aulas é uma ótima opção. Faça suas anotações e esquemas, e prepare um valioso post!

 Veja materiais de universidades (PDFs)

Uma outra opção é procurar por materiais de universidades, especialmente das universidades federais, pois possuem grandes acervos de aulas em PDF. Eu já escrevi e inclusive recomendei dezenas de materiais de várias universidades aqui. São materiais  em forma de slides tradicionais, apostilas e até livros, totalmente gratuitos e de excelente qualidade, elaborados por professores doutores. Eu, particularmente, sempre procuro por aulas no Slideshare e sempre encontro muitos materiais confiáveis!

Escreva sobre as novidades na sua linha de pesquisa

Caso seja um leitor mais corajoso, não ouse em escrever sobre novidades científicas nas áreas que você mais gosta. Se entende bem inglês, você pode fazer algumas sínteses de diversas notícias científicas usando como referência vários sites de revistas e periódicos. Se tiver interesse, eu recomendo estes:

 

escreva no eqb2

Quero saber o que você tem em mente! Ficarei contente em contar com a colaboração de cada um de vocês. Juntos, nós vamos difundir ainda mais a biologia e ajudar centenas de jovens a se tornarem grandes biólogos. Não ouse em me contatar para retirar eventuais dúvidas e conversar à respeito dessa parceria importante!

Me envie uma mensagem agora mesmo!