Sobre o blog

Em 2007 eu, Guellity Marcel, criador deste blog, me mudei para Ribas do Rio Pardo – MS, uma cidade do interior. Antes disso, eu vivi a minha vida inteira numa fazenda, distante 30 km de Ribas, a Fazenda Recreio. Foi lá que eu passei os melhores momentos de minha vida. Eu vivia nadando, pescando, acampando e conhecendo muitas espécies de animais, através de minhas loucas ‘expedições’ em busca de aventura e conhecimento sobre a natureza. Eu me sentia um explorador, a natureza para mim era tudo que eu precisava para viver, e odiava cada segundo que tinha que passar em Ribas, mesmo que fosse por apenas um dia ou fim de semana.
 
Desde então, eu sempre soube a minha essência, o meu verdadeiro eu e tinha a certeza de que: não importa onde eu for, onde o destino me levar, eu terei de viver como eu vivi na fazenda. E isso me fez escolher a biologia. Porém, como um caipira nato, que acabara de mudar para uma cidade do interior do estado de Mato Grosso do Sul, eu temia a faculdade, e principalmente, Campo Grande, a nossa querida capital, onde meus pais queriam que eu estudasse.
 
Foi então que tive os primeiros contatos com a internet. E então, comecei a pesquisar tudo sobre ‘como estudar a natureza‘, pois desconhecia a profissão do biólogo – isso aos 14, 15 anos. Encontrei pouquíssimas informações em blogs de educação e então certo dia achei algumas informações sobre a carreira do biólogo, tendo em vista que enquanto morava em Ribas e fazia o ensino médio, eu tinha uma ‘ong’ com meus amigos e fazíamos alguns trabalhos legais de educação ambiental e expedições pelos córregos próximos da cidade. Eu sabia que queria isso para mim e meu professor de geografia, que também realizava trabalhos de educação ambiental e nos apoiava, me falou sobre o curso e a profissão do biólogo. Foi então que tive a certeza – eu vou fazer biologia e serei um biólogo.
 
Pois bem, mas o que isso tem a ver com o blog?
 
A resposta para isso é simples e por este fato eu pensei em criar o EQB. Ao longo de minhas buscas desesperadas sobre informações do curso de biologia, o pouco conteúdo que eu encontrava não era escrito por uma pessoa da área e nem sequer tinha detalhes específicos sobre a carreira.
 
Sendo assim, eu pensei:
 
Quantos jovens como eu gostariam de estudar os animais, os vegetais, fazer pesquisas sobre a natureza. Será que eles possuem as mesmas dificuldades que eu? Mesmo eu sendo do interior, até na internet não tem informações legais sobre essa profissão. Eu preciso criar um blog sobre isso e divulgar o que estou aprendendo sobre essa belíssima profissão.
 
E então, algum tempo depois eu entrei na faculdade. Após um ano de estudos e pesquisas sobre a carreira, em setembro de 2011 eu iniciei o blog!
 
Desde então, eu tenho dedicado boa parde de meu tempo para escrever sobre o curso de biologia, as novidades sobre esta profissão, as pesquisas científicas que são produzidas por biólogos, e muitas outras informações importantes que envolvem a conservação da biodiversidade, bem como genética, imunologia, evolução, sistemática, fisiologia, e vários outros conteúdos, inclusive materiais didáticos que podem auxiliar diversos acadêmicos de biologia e áreas afins.
 
Ainda que eu tenha vários planos para o futuro e tenha que lidar com a falta de tempo e disponibilidade para escrever com frequência no blog, pretendo mantê-lo por toda minha vida. Quero poder ajudar o maior número de estudantes possível, para que possam ter a biologia como futura realização profissional e pessoal.
 
Acredito que o mundo pode ser muito melhor quanto mais biólogos houverem! Nós biólogos nascemos com dons incríveis, com um imenso amor pela vida e uma imensa vontade de mudar o mundo, para melhor. Por isso, quero, através deste blog, ajudar as pessoas a encontrarem essa vontade dentro delas, para que o encanto por essa maravilhosa profissão se mantenha, e que todos consigam ser grandes profissionais biólogos. Esta é a missão do EQB e eu acredito que querer um mundo melhor, com mais harmonia e respeito, é algo que hoje em dia está cada vez mais raro. Eu valorizo o amor de cada pessoa pela vida e sua vontade em estudar e proteger a natureza.
 
Enquanto muitos só pensam em enriquecimento pessoal, status e outras futilidades que só corroboram com a nossa própria destruição, jovens de mentes brilhantes que podem salvar o planeta estão constantemente lutando contra o preconceito de seus pais, amigos e familiares, para conseguirem fazer o que amam – estudar biologia.
 
Eu não posso evitar que eles sejam vencidos pelo preconceito da sociedade, mas, eu posso ajudá-los a fazer a melhor escolha de suas vidas.
 
O nosso maior objetivo é incentivar e participar da formação de futuros biólogos que sonham em mudar o mundo!
 
Seja bem-vindo ao blog!