InícioAnimais & PlantasCascavel - Características e curiosidades

Cascavel – Características e curiosidades

A cascavel (Crotalus sp) está entre as espécies de serpentes que mais causam mortes por acidentes ofídicos no país. A sua característica mais marcante é o seu guiso, utilizando principalmente quando se sente ameaçada, produzindo um som característico deste animal.

Habitat e Distribuição

Vive em campos abertos e regiões secas e pedregosas, vivendo na América do Sul, onde predomina a espécie Crotalus durissus e do Norte, onde há outras espécies como a Crotalus atrox, dentre outras, existindo aproximadamente 30 espécies em todo o planeta.
Crotalus adamanteus (Palisot de Beauvois, 1799)
Crotalus aquilus (Klauber, 1952)
Crotalus atrox (Baird et Girard, 1853)
Crotalus basiliscus (Cope, 1864)
Crotalus catalinensis (Cliff, 1954)
Cascavel-chifruda, Crotalus cerastes (Hallowell, 1854)
Cascavel-de-quatro-ventas, Crotalus durissus (Linnaeus, 1758)
Crotalus enyo (Cope, 1861)
Crotalus exsul (Garman, 1884)
Crotalus horridus (Linnaeus, 1758)
Dentre outras.

Características

Não chega a medir 2 m. Está entre as mais temidas serpentes brasileiras. A cascavel, fiel aos hábitos da grande maioria das serpentes, só costuma atacar o homem quando se sente molestada por ele, ocasião em que reage com agressividade. São responsáveis por 8% dos acidentes ofídicos que ocorrem no País. Os guizos das cascavéis representam vestígios cornificados da pele, que aderem à base da cauda, e não se perdem durante a ecdise (troca da pele). Cada muda acrescenta um novo guizo, e o número de guizos, portanto, não representa a idade da serpente em anos. Além disso, especialmente nas cascavéis mais velhas, os guizos terminais freqüentemente se perdem, de modo que o número total de guizos não indica nem o número total de mudas.

Hábitos

Serpente terrícola, de atividade crepuscular e noturna, pode também ser vista durante o dia. Quando se julga importunada, enrola-se quase que por inteiro, mantendo erguida em forma de “S” a parte anterior do corpo. Então, levanta a cauda e começa a vibrá-la rápida e vigorosamente, emitindo o característico som de seu guizo, fazendo um ruído que pode ser ouvido a dezenas de metros. Em seguida dá um bote fulminante sobre a vítima, mordendo-a com violência. Desse modo, ela injeta na vítima um forte veneno, que tem ação simultaneamente neurotóxica e hemolítica – ou seja, capaz de exercer perturbadores efeitos tóxicos no sistema nervoso e, ao mesmo tempo, destruir glóbulos vermelhos do sangue.

Alimentação

Alimenta-se de pequenos mamíferos (ratos e outros roedores) e, ocasionalmente, de pássaros que são mortos por envenenamento. Conseguem caçar com o valioso auxílio de suas fossetas loreais, que identificam fontes de calor e orientam a cobra para o bote.
Cascavel alimentando-se de um rato

Manifestações sonoras

Emite um som característico, que é o guizo, um “chocalho” (localizado na parte terminal da cauda), formado por vários anéis córneos (escamas modificadas), ocos e articulados entre si. O som pode ser ouvido a dezenas de metros.

Predadores

Outras cobras, como por exemplo a muçurana (Clelia cloelia) e a coral-verdadeira (gênero Micrurus).
Cursos Online com Certificado - Cursos 24 Horas
 
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -