spot_img
InícioGraduação & ProfissãoComunicação para cientistas - Parte 1

Comunicação para cientistas – Parte 1

Se fazer ciência não é uma tarefa fácil, como você acha que é transmitir um conhecimento científico para a comunidade científica e também para a sociedade como um todo?
 
Por mais que para muitas pessoas essa seja uma tarefa simples, na verdade, não é. Muitos pesquisadores enfrentam problemas no modo como escrevem suas publicações. Pensando nisso e na preparação dos futuros cientistas, a revista Nature, através da sessão educacional Scitable, lançou um ebook sobre a comunicação em inglês para cientistas (em inglês English Communication for Scientists).
 
 
O organizador deste material é o pesquisador Dr. Jean-luc Doumont, que contou com a colaboração da Dra. Laura Grossenbacher, Dra. Christina Matta e com as ilustrações do Dr. Jorge Cham. Para estabelecer uma coerência lógica e auxiliar os leitores na compreensão do tema, este ebook é dividido em seis sessões:
 
> Comunicando como um cientista
> Escrevendo artigos científicos
> Escrevendo correspondências
> Ministrando apresentações orais
> Interagindo durante sessões de conferências
> Comunicando em sala de aula
 
Como o ebook original é muito longo, eu vou resumi-lo em diferentes posts para evitar que a leitura seja entediante em um único post. Tenho certeza que este conteúdo será de grande valia para você. A comunicação é uma parte integral da sua performance como cientista. Seus artigos científicos escritos servem como uma medida da sua produtividade científica e promovem um corpo duradouro de conhecimento, no qual outros cientistas poderão utilizar para construírem suas pesquisas. Por isso, se quer ser um bom cientista, leia com muita atenção este texto.
 
PARTE 1: COMUNICANDO COMO UM CIENTISTA
1.1. Entendendo a comunicação
A comunicação eficaz de uma mensagem envolve basicamente a garantia de que o público entenda a ideia que você está tentando transmitir, incentivando o público a fazer algo com esta informação, aplicando-a ou talvez enviando comentários através de outros artigos. A mensagem transmitida não é apenas uma informação, pelo contrário, ela é uma interpretação do conhecimento científico obtido, ela diz o que essa informação significa para o público. A informação pode ser como uma resposta de uma pergunta do tipo “o que você encontrou na sua investigação?” ou “o que seus resultados significam para o seu público?”.
 
Portanto, a comunicação eficaz é centrada no seu público. A sua comunicação se concentra no que o seu público precisa ou pretende aprender, e não no que você pensa ou sente. Por isso, deve sempre se esforçar para que as coisas não sejam vistas somente em seu ponto de vista, mas sim, pense no modo como a sua informação deverá ser interessante tanto para os pesquisadores de sua área e com experiência, como também para outros pesquisadores que tenham interesses semelhantes ao seu.
 
Para otimizar o seu conteúdo, considere não apenas o seu público específico mas também as qualidades inerentes de outras áreas que possam tirar proveito das suas informações. Os leitores não precisam ler todo o seu artigo para entender o que a sua pesquisa tem a informar, e, eles podem ler e reler quantas vezes quiserem. Por esta razão, nos artigos científicos escritos, é possível convencer o seu público através de evidências sólidas, detalhando os seus resultados, estruturando estas evidências, permitindo uma leitura seletiva. Em contraste, ouvintes de uma apresentação oral não podem escolher o que vão ouvir e qual será a ordem das informações que eles ouvem. Os ouvintes são geralmente pouco interessados em detalhes que poderiam ser facilmente observados em um artigo, eles podem interagir com você em discussões através de perguntas, ou, podem também te contatar após a apresentação. Nas apresentações orais, você convence um público, articulando-se de forma lógica.
 
Quando uma apresentação oral se baseia em um documento escrito, como uma apresentação sobre um artigo que está sendo escrito, ou um trabalho de doutorado, você deve ser muito mais seletivo na sua apresentação do que em seu documento – a ideia jamais é dizer em voz alta tudo que você já colocou por escrito.
 
1.2. Escrever ou falar para audiências específicas
Como cientista, você pode achar que é um desafio apresentar o seu trabalho – ou explicar conceitos científicos em geral – para um público menos especializado. Mais desafiador ainda, no entanto, é apresentar suas informações para um público misto de especialistas e não-especialistas. Aqui estão algumas dicas específicas para estas duas situações.
 
 
Escrever ou falar para não especialistas
Se você está dirigindo a pessoas especializadas ou menos especializadas, uma boa ideia para transmitir sua pesquisa, para que possam se relacionar com ela, é preencher a lacuna entre o que sabem ou estão interessados em e o que você vai apresentar. Com não especialistas, essa diferença é maior do que com os especialistas. Você pode achar que para estas pessoas seja mais difícil de transmitir a motivação para o seu trabalho.
 
Não especialistas não têm pontos de comparação. Se você mencionar um valor absoluto, como um consumo de energia de 5 mW, eles podem não saber se isso é uma pequena ou uma grande quantidade para o dispositivo que você descreve, e podem até não saber se é pouco ou muito em geral. Você pode sugerir que o consumo de energia é baixo ou alto, escrevendo algo como “tão pouco quanto 5 mW” ou “até 5 mW,” mas é mais útil para fornecer o ponto de comparação que faltava na forma de um valor relativo, como “30 por cento menos do que o dispositivo mais econômico até o momento” ou “três vezes o consumo médio de energia de dispositivos do tipo X.” Freqüentemente, você pode combinar utilmente um valor absoluto, com um parente, como em “5 mW, que é 30 por cento menos do que..”.
 
 
O termômetro mais legal. Neste artigo, Armand Niederberger escreve sobre um tema complexo (medir temperaturas nanokelvin por termometria spin-gradiente) para um público não especializado. Entre outras estratégias, ele projetou uma forte analogia visual para um gradiente de centrifugação em um gás quântico.
© 2010 Nature Education Courtesia de Optics & Photonics Foco. Todos os direitos reservados.
 
Um tipo de comparação que é útil para todos os públicos, mas especialmente para os menos especializados, incluindo os estudantes, é a analogia. Quando você traça um paralelo entre um novo conceito que está a tentar explicar e que é familiar para (ou facilmente compreendida) o público, você aumenta a probabilidade de que o público entenda o conceito e se lembre dele. Por exemplo, você poderia dizer que o genoma humano codificado no DNA é como instruções armazenadas em uma biblioteca. O poder de uma analogia depende de como o público está familiarizado com o ponto de comparação (aqui, a biblioteca), e também sobre a forma como sempre você pode levar a analogia através de seu documento ou apresentação. Por exemplo, se você pode comparar significativamente cromossomos como sendo os livros desta biblioteca e genes para as páginas desses livros, então você tem uma mais potente analogia.
 
Não especialistas também não têm referências visuais, eles não podem imaginar automaticamente o que você está falando. O material visual adequado para todos os públicos, mas crucial para não especialistas, pode incluir desenhos e fotografias. Os desenhos, que podem abstrair detalhes desnecessários para se concentrar na ideia essencial, são os melhores para explicações conceituais. Em contraste, as fotografias, com sua riqueza visual, dão uma ideia melhor do que a “coisa real” parece.
 
1.3. Escrever ou falar para audiências mistas
A estratégia essencial para enfrentar um público misto é distinguir entre o que todo mundo precisa ou quer aprender e que apenas alguns deles precisam ou querem aprender, e, em seguida, estruturar sua escrita ou fala em conformidade.
 
No nível macroscópico (todo o documento ou apresentação) estruturam o conteúdo em níveis de especialização crescente ou decrescente. Para um documento, como um relatório ou artigo, coloque primeiro o que todo mundo precisa ou quer saber, tipicamente em um sumário ou resumo. Para uma apresentação para especialistas e não especialistas, e especialmente quando seu tempo é limitado, foque nos membros da audiência menos especializados (primeiro nível), mas reserve tempo suficiente para focar depois nos especialistas, para fazer perguntas (segundo nível) e, talvez, criar um documento complementar com informações mais detalhadas (terceiro nível). Sinta-se livre para incluir momentos mais especializadas na apresentação em si, para que possa sugerir a sua compreensão mais profunda, mas certifique-se de que esses momentos não impedem que os participantes menos especializados de compreender o restante da apresentação.
 
No nível microscópico, a oração principal que é nova ou interessante para a maioria dos seus ouvintes, deve ser exposta da melhor forma possível. Por exemplo, considere as seguintes frases:
 
Optamos por conectores de ouro. O ouro apresenta tanto alta condutividade elétrica quanto excelente resistência à corrosão.
Aqueles que estão bem cientes das propriedades do ouro podem achar que a segunda cláusula da frase é desinteressante ou até mesmo condescendente, enquanto a informação é útil para os leitores menos especializados. A melhor opção é subordinar a segunda cláusula, que é nova para alguns membros da audiência, para a primeira cláusula, que é nova para todos os membros do público, da seguinte forma:
 
Optamos por conectores de ouro, dada a sua alta condutividade elétrica e excelente resistência à corrosão.
Nesta nova versão, as propriedades do ouro não são apresentadas de forma independente, mas como uma justificativa para a escolha feita. A nova sentença composta é mais interessante para todos os leitores, mas nenhuma informação é perdida para os menos especializados.
 
RESUMO
Comunicar é uma arte importante para um cientista. Para comunicar de forma eficaz, se esforce para transmitir uma mensagem, não apenas a informação. Concentre-se em seu objetivo, que é o que você quer que seu público faça depois de ler o que você escreveu ou ouvir o que você disse. Para este fim, seja amigo do público – ou seja, identifique o que o público precisa ou quer aprender.
 
A comunicação é mais eficaz quando se trata satisfatoriamente as necessidades de um público mais amplo. Em particular, um trabalho científico deve fazer sentido – pelo menos em termos gerais – a qualquer pessoa com uma formação científica, tanto hoje como no futuro. Para alcançar este objetivo, se esforce para escrever ou falar de uma maneira simples e direta.
 
Uma comunicação eficaz faz a ponte entre o conhecimento e interesse do público e o conteúdo do documento ou apresentação. Quando o seu público é menos especializado ou menos motivado, a diferença é mais ampla e superá-la é mais difícil. Ao escrever ou falar especificamente para não-especialistas, lembre-se de incluir os pontos de comparação que não possuem. Mencione os valores relativos, em vez de absolutos, use analogias, forneça representações visuais (com uma ideia de escala), e assim por diante. Ao escrever ou falar para um público altamente heterogêneo, inclua primeiro os assuntos em que todo mundo está interessado e depois o que somente parte do público precisa ou quer aprender. Em todos os casos, cuidado para não superestimar o conhecimento do público sobre o tema ou campo (um erro comum, especialmente em apresentações da conferência), mas sempre respeite a sua inteligência.
 
Finalizo aqui a primeira parte deste importante material. A segunda parte é “Estruturando um Artigo Científico“. 
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img