spot_img
InícioCuriosidadesInfográfico - Conhecendo a mitocôndria

Infográfico – Conhecendo a mitocôndria

Todos os organismos vivos eucariotos (que são aqueles que possuem material genético organizado em um núcleo), especialmente os vertebrados, possuem uma maquinaria complexa responsável por gerar a energia necessária para manter seus corpos em perfeito funcionamento.

Através do alimento que ingerimos e do ar que respiramos, todas as nossas células produzem energia. Para isso, a maquinaria, também chamada de mitocôndria, entra em ação. A mitocôndria é uma organela (uma estrutura, de função específica, localizada dentro das células), que capta nutrientes e o CO2 dissolvidos na corrente sanguínea e, juntamente com uma molécula chamada ATP, produz energia para o funcionamento das células. Esse processo é também conhecido como Respiração celular ou Ciclo de Krebs e mais precisamente ocorre na Matriz Mitocondrial. Entretanto, este é um assunto para outra hora.

Abaixo você pode conferir um infrográfico incrível que a Mitoq produziu sobre as principais funções da mitocôndria e eu traduzi. Bom proveito! ;)

Infrografico - Conhecendo a mitocôndria

 E aí? O que achou deste infográfico? Se gostou, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais e deixe seu comentário!

Ah, e se por acaso quiser se aprofundar e aprender mais sobre a mitocôndria, recomendo a leitura destes materiais:

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img