spot_img
InícioMateriais didáticosLivro: Ecologia de Populações e Comunidades (PDF)

Livro: Ecologia de Populações e Comunidades (PDF)

Olá, nobres leitores!

No post de hoje trago a vocês um livro ótimo – e de distribuição gratuita – desenvolvido pelos professores Nivaldo Peroni e Malva Isabel Medina Hernandéz da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Este livro traz uma boa revisão teórica sobre o estudo das populações e comunidades, bem como uma série de exemplos didáticos com dados reais de estudos científicos. Confira a apresentação dos autores:

Este livro irá fornecer ao aluno conhecimentos sobre Ecologia de Populações e de Comunidades, capacitando-o no uso de ferramentas analíticas de modelagem de populações e descrição de estruturas de comunidades. A partir do desenvolvimento do uso da matemática no estudo da Ecologia, esperamos promover um aumento na capacidade de compreensão e descrição da natureza. Estudaremos os fatores limitantes da distribuição e abundância dos organismos, a dispersão de populações, os parâmetros demográficos, além de métodos de estimativa do tamanho populacional e fatores envolvidos no crescimento populacional. Posteriormente, analisaremos os componentes estruturais e funcionais das comunidades, os padrões de diversidade em gradientes, a sobreposição e a diferenciação de nichos entre espécies coexistentes e a influência da competição, da predação e da perturbação na estrutura de comunidades, finalizando com os modelos de sucessão ecológica.

Assim, com a integração de conteúdos teóricos e aplicados voltados ao desenvolvimento do senso crítico em relação à temática ecológica, pretendemos que o aluno faça parte das discussões relacionadas às políticas de conservação da biodiversidade e ao manejo de áreas protegidas.

Livro Ecologia de Populações e Comunidades (PDF)

Ecologia é uma palavra que foi usada pela primeira vez em 1869, por Ernest Haeckel. Ele definiu Ecologia como “o estudo científico das interações entre os organismos e seu ambiente”. Posteriormente, C. J. Krebs, em 1972, definiu a Ecologia como “o estudo científico das interações que determinam a distribuição e abundância dos organismos”. Mesmo que a palavra ambiente não esteja inserida nesta definição, a ideia faz parte das interações, já que o ambiente consiste nas influências externas exercidas sobre o organismo, podendo ser por fatores abióticos e bióticos.

Segundo M. Begon e colaboradores (2007), uma definição atual de Ecologia tem sido:

Ecologia é o estudo científico da distribuição e abundância dos organismos e das interações que determinam a distribuição e abundância

De uma maneira mais operacional, a Ecologia pode ser definida como o estudo das interações que determinam a distribuição e a abundância dos organismos através do tempo. Para tanto, a Ecologia procura integrar abordagens focadas em níveis de organização diferentes, tais como o estudo de indivíduos, de populações, de comunidades e de ecossistemas. Dentre essas abordagens, temos o estudo da Ecologia de Populações e Comunidades, que visa oferecer uma abordagem funcional das interações existentes entre os organismos – em nível de populações – e a totalidade dos fatores físicos e biológicos que os afetam e que por eles são afetados – em nível de comunidades.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O LIVRO
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img