spot_img
InícioMateriais didáticosTUNDRA: Localização, Clima, Vegetação e outras características do Bioma

TUNDRA: Localização, Clima, Vegetação e outras características do Bioma

Os biomas são os principais habitats do mundo.

De forma geral, esses habitats são caracterizados vegetação, clima e pela fauna que os povoam. A localização de cada bioma é determinada pelo clima regional.

A Tundra é um bioma é caracterizado por temperaturas extremamente baixas e paisagens congeladas e sem árvores.

Existem dois tipos de tundra, a tundra ártica e a tundra alpina.

Principais tópicos: Bioma tundra

  • Os dois tipos de tundra, ártico e alpino, têm diferenças distintas
  • As regiões da tundra ártica estão localizadas entre florestas de coníferas e o pólo norte, enquanto as regiões alpinas da tundra podem estar em qualquer lugar nas altas elevações do mundo
  • A vegetação da tundra no Ártico é limitada principalmente devido a várias condições inóspitas.
  • A vegetação tropical da tundra alpina consiste em uma variedade de arbustos curtos, gramíneas e plantas perenes
  • Os animais que vivem nas regiões da tundra apresentam várias adaptações físicas e fisiológicas para suportar as condições adversas de temperatura e clima.

Tundra ártica e alpina

A tundra ártica está localizada entre o pólo norte e as florestas de coníferas ou região de taiga. É caracterizada por temperaturas extremamente baixas e terras que permanecem congeladas o ano todo. A tundra do Ártico ocorre em regiões frias de montanhas, em altitudes muito elevadas.

tundra bioma
 Esta imagem mostra o derretimento do permafrost na região ártica de Svalbard, na Noruega. Jeff Vanuga / Corbis / Getty Images.

A tundra alpina pode ser encontrada em altas altitudes em qualquer lugar do mundo, mesmo em regiões tropicais. Embora tais áreas não estejam congeladas o ano todo, como nas regiões árticas da tundra, essas áreas costumam estar cobertas de neve durante a maior parte do ano.

Clima

A tundra ártica está localizada no extremo hemisfério norte ao redor do pólo norte. Esta área sofre baixas quantidades de precipitação e apresenta temperaturas extremamente baixas durante a maior parte do ano. A tundra ártica normalmente recebe menos de 10 polegadas de precipitação por ano (principalmente na forma de neve), com temperaturas médias abaixo de 30 graus negativos no inverno. No verão, o sol permanece no céu durante o dia e a noite.

O bioma alpino da tundra também é uma região de clima frio com temperaturas médias abaixo de zero durante a noite. Esta área recebe mais precipitação ao longo do ano do que a tundra do Ártico. A precipitação média anual é de cerca de 20 polegadas. A maior parte desta precipitação é na forma de neve. A tundra alpina também é uma área com muito vento. Ventos fortes sopram a velocidades superiores a 160 quilômetros por hora.

Localização

Alguns locais da tundra ártica e alpina incluem:

Tundra ártica

  • América do Norte – norte do Alasca, Canadá, Groenlândia
  • Norte da Europa – Escandinávia
  • Norte da Ásia – Sibéria

Tundra alpina

  • América do Norte – Alasca, Canadá, EUA e México
  • Norte da Europa – Finlândia, Noruega, Rússia e Suécia
  • Ásia – Sul da Ásia (montanhas do Himalaia) e Japão (Monte Fuji)
  • África – Monte. Kilimanjaro
  • América do Sul – Cordilheira dos Andes

Vegetação

tundra vegetacao
Cottongrass do Alasca. Biblioteca de Imagens NCTC / USFWS.

Devido às condições de seca, baixa qualidade do solo, temperaturas extremamente baixas e permafrost, a vegetação nas regiões árticas da tundra é limitada. As plantas de tundra do Ártico devem se adaptar às condições escuras e frias da tundra, pois o sol não nasce durante os meses de inverno.

Essas plantas experimentam breves períodos de crescimento no verão, quando as temperaturas são quentes o suficiente para a vegetação crescer. A vegetação consiste em arbustos e gramíneas curtas. O solo congelado impede o crescimento de plantas com raízes profundas, como árvores.

As áreas tropicais de tundra alpina são planícies sem árvores, localizadas nas montanhas em altitudes extremamente altas. Ao contrário da tundra ártica, o sol permanece no céu pela mesma quantidade de tempo ao longo do ano.

Isso permite que a vegetação cresça a uma taxa quase constante. A vegetação consiste em arbustos curtos, gramíneas e plantas perenes de roseta. Exemplos de vegetação de tundra incluem: líquenes, musgos, juncos, forbes perenes, roseta e arbustos anões.

Animais selvagens

tundra biodiversidade fauna
Um alce na tundra. Imagens de vida selvagem de Chase Dekker / momento / Getty Images.

A fauna da tundra ártica e alpina apresentam várias adaptações relacionadas às condições de frio e severidade deste bioma.

Grandes mamíferos do Ártico, alces, bisão-americano, boi almiscarado e caribu, são fortemente isolados contra o frio e migram para áreas mais quentes no inverno. Mamíferos menores, como o esquilo terrestre do Ártico, sobrevivem escavando e hibernando durante o inverno. Outros animais da tundra ártica incluem corujas nevadas, renas, ursos polares, raposas brancas, lebres árticas, aves migratórias, mosquitos e moscas negras.

Os animais da tundra alpina migram para elevações mais baixas no inverno para escapar do frio e encontrar comida. Os animais aqui incluem marmotas, cabras da montanha, carneiros selvagens, alces, ursos pardos, besouros, gafanhotos e borboletas.

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img