spot_img
InícioCuriosidadesNetflix: 15 documentários que todo biólogo deve assistir

Netflix: 15 documentários que todo biólogo deve assistir

Cresci numa fazenda e desde pequeno sempre adorei assistir documentários e programas sobre vida selvagem. Embora hoje eu não goste dos programas tradicionais ridículos com biólogos perseguindo e capturando animais à força, sou muito fã de documentários de qualidade, especialmente os que são apresentados pelo ilustre biólogo David Attenborough.

Quando eu era pequeno, ele já era velhinho e me encantava. Hoje, aos seus 90 anos, ele é uma das pessoas que mais admiro e me inspiro. Sem precisar correr, perseguir ou maltratar animais para fazer um showzinho pras câmeras, David com toda sua classe e inteligência continua encantando milhões de pessoas após quase seis décadas de trabalho e dedicação à biodiversidade.

Se você, assim como eu, é amante da natureza e apaixonado pelas diferentes formas de vida, esse post vai te deixar muito feliz nas próximas semanas (ou dias). Prepare-se para conhecer 15 documentários incríveis que todo biólogo deve assistir na Netflix!

1 – África (2013)

netflix-10-documentarios-que-todo-biologo-deve-assistir

Nesse documentário, David Attenborough nos leva em uma viagem inspiradora através do continente mais selvagem do planeta. Em nenhum outro lugar você vai encontrar tamanha explosão de vida e paisagens deslumbrantes. Você vai conhecer a dinâmica dos desertos, savanas e selvas e se deslumbrar com detalhes incríveis sobre a adaptação da vida nesse lugar tão cheio de extremos e singularidades.

2 – Planeta Terra (2006)

netflix-10-documentarios-que-todo-biologo-deve-assistir1

Esta série memorável, leva amantes da natureza da Cordilheira do Himalaia às profundezas do oceano, e a todos os lugares pelo caminho. Explore as maiores cadeias de montanhas do mundo, do nascimento de uma montanha em um dos lugares mais baixos da terra até o topo do Everest.

3 – The Blue Planet: A Natural History of The Oceans (2001)

netflix-10-documentarios-que-todo-biologo-deve-assistir2

Também apresentado por David Attenborough, The Blue Planet te leva numa viagem pelos oceanos em busca do desconhecido, explorando a encantadora história natural da biodiversidade marinha.

4 – Wild China (2008)

netflix-10-documentarios-que-todo-biologo-deve-assistir3

Bernad Hill, nessa série da BBC de seis capítulos, mostra alguns dos locais mais exóticos e desconhecidos nas belíssimas paisagens da diversa topografia da China. Se encante com os vales, muralhas e pelo modo como a vida selvagem e as tribos convivem.

5 – Earth’s Natural Wonders (2015)

netflix-10-documentarios-que-todo-biologo-deve-assistir4

Também produzida pela BBC, Earth’s Natural Wonders vai te fazer conhecer as paisagens mais belas do planeta e também como os nativos sobrevivem aos ambientes mais extremos e inóspitos da terra.

6 – Life Story (2014)

netflix-10-documentarios-que-todo-biologo-deve-assistir5

Essa série documental acompanha a perigosa jornada da vida de criaturas selvagens, do nascimento até a fase adulta, e além. David Attenborough vai te mostrar quais são as seis etapas essenciais na vida de um animal, descrevendo-as com ricos detalhes ao longo da série. A qualidade da imagem e som é sem igual!

7 – One Life (2011)

netflix-10-documentarios-que-todo-biologo-deve-assistir6

Nesse filme, Daniel Craig mostra as fases da vida animal e traça paralelos muito interessantes com o ciclo da vida humana.

8 – Dophins: Spy in the Pod (2014)

netflix-10-documentarios-que-todo-biologo-deve-assistir7

Nessa série apresentada por David Tennant, câmeras disfarçadas de animais desvendam o mundo dos golfinhos e mostram a rotina dessas criaturas encantadoras em seu habitat natural.

9 – Bears: Spy in The Woods (2004)

netflix-10-documentarios-que-todo-biologo-deve-assistir8

A equipe de Attenborough percorre o mundo para ver de perto os ursos polares, ursos cinzentos, pandas e outras espécies desse grupo fascinante de mamíferos.

10 – Mission Blue (2014)

netflix-10-documentarios-que-todo-biologo-deve-assistir9

Esse documentário retrata a campanha da oceanógrafa Sylvia Earle para salvar os oceanos do mundo de várias ameaças como a pesca abusiva e os resíduos tóxicos.

11 – The Hunt (2015)

netflix-10-documentarios-que-todo-biologo-deve-assistir10

David Attenborough vai te apresentar as batalhas mais emocionantes do reino animal, com leopardos, ursos-polares e vários outros predadores capturando suas presas em uma luta incrível – tudo em full HD.

12 – Clima Imprevisível (2013)

netflix-10-documentarios-que-todo-biologo-deve-assistir11

Quando condições climáticas extremas são a causa de catástrofes em todo o mundo, cientistas precisam se reunir e avaliar os efeitos do aquecimento global antes que seja tarde. Apresentada por Adam Longworth, Clima Imprevisível vai te fazer entender os motivos pelos quais, infelizmente, a Biologia é considerada a profissão do futuro.

13 – Shark (2015)

netflix-10-documentarios-que-todo-biologo-deve-assistir12

Conheça a vida secreta de um dos mais diversificados grupos de peixes do planeta e se surpreenda com sua fantástica sociabilidade e história natural.

14 – Enchanted Kingdom (2014)

netflix-10-documentarios-que-todo-biologo-deve-assistir13

Um tour em 3D mostra a beleza mística, maravilhosa e poderosa da vida na África e revela algumas das criaturas mais impressionantes que habitam o continente.

15 – Cosmos: A Spacetime Odyssey (2014)

netflix-10-documentarios-que-todo-biologo-deve-assistir14

Uma série documental maravilhosa com o astrônomo Neil deGrase Tyson que explora a forma como descobrimos as leis da natureza e como fomos capazes de encontrar nossas coordenadas no espaço e no tempo. Essa série é essencialmente importante para todo biólogo, especialmente os que estão em formação. 

E aí, o que achou dessa lista? Eu espero que você tenha gostado!

Conhece outros documentários e filmes interessantes para biólogos e amantes da natureza na Netflix? Comente abaixo!

Ah, e pode ficar tranquilo porque todas estão perfeitamente legendadas em português!

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img