spot_img
InícioAnimais & PlantasBúfalos: os animais mais perigosos da África

Búfalos: os animais mais perigosos da África

Dentre as presas dos leões, as zebras são várias vezes facilmente abatidas, porém um outro ungulado sempre os fazem correr e é bom de briga: o búfalo (Syncerus caffer). Não é à toa que estes mamíferos de grande porte são considerados um dos animais com a maior capacidade de defesa da terra.
 
Enquanto pastam, formam uma unidade defensiva fechada. Na liderança do bando fica um sentinela, que é geralmente o macho mais velho e experiente, nas laterais fêmeas maduras e atrás uma proteção formada por machos mais jovens e, no centro, os bezerros.

Cursos Onlin 24 Horas - Cursos com Certificado
Entorno desse centro frágil da manada, há aproximadamente 30 toneladas de carne dura, de adultos e jovens prontos para defenderem os mais novos dos temidos leões. Eles ficam bem juntos e passam cerca de 20% de seu tempo avaliando possíveis perigos, como a aproximação de leoas famintas. Seus olhos, ouvidos e narizes estão atentos a qualquer mudança brusca aos arredores.

Os grandes machos são os principais componentes da defesa, quando atacam com a força máxima podem atingir até 56 quilômetros por hora e causam sérios danos, como um impacto de um carro. Sua vantagem principal são seus chifres, armas formidáveis, e sua pele com cerca de 2 centímetros de espessura. Porém, ainda assim não são invencíveis, eles vivem sob constante ameaça de emboscadas.

Os leões são os únicos caçadores que se arriscam a desafiá-los. Geralmente os crocodilos os predam quando eles estão atravessando a água, onde estes répteis gigantes são extremamente ágeis  e muito mais vorazes. Já os leões assumem um grande risco tentando caçá-los, e conseguem.

As emboscadas armadas pelos leões geralmente acontecem numa área de transição de savana arbustiva para uma área mais aberta com gramíneas, onde os leões predominam. A maioria das emboscadas de sucesso na caça dos búfalos sempre acontecem nessas regiões.

Enquanto pastam, todos seguem o sentinela, mas de repente ele pára. Todos os outros do bando também param e observam atento ao seu redor, localizando os leões na espreita. Rapidamente o bando fica pronto para agir, organizando uma grande barreira entorno dos bezerros. Eles tem duas alternativas: manter a posição ou recuar.

O sentinela confia na cobertura dos outros, afinal, um ataque solitário aos leões pode ser seu último ataque. Nesse momento, qualquer descontrole pode provocar o estouro da manada e dispersos são alvos fáceis para os leões, ou então os filhotes podem ser pegos rapidamente.

Leão fugindo de búfalos no Kruger National Park – África do Sul. Foto: Dave Woollacott

Algumas vezes os búfalos morrem, porém, na maioria das vezes os ataques dos leões não são um sucesso. Na verdade, existem vários casos de ataques de búfalos aos leões, principalmente quando encontram ocasionalmente pequenos bandos com vários filhotes desses felinos. As leoas não são pareis para vários gigantes atacando-as e quando eles atacam os filhotes só param quando os filhotes não se movem mais. Os filhotes sobreviventes voltam para as leoas enquanto os búfalos seguem seu caminho sem medo algum,  sabendo que a qualquer momento alguns deles serão capturados por outros grupos de leões mais fortes e em maior número.

Ainda assim, vários vídeos desses episódios demonstram a força dos búfalos africanos mesmo sob ataques de leões. Ás vezes 2, 3 ou até mais leões tentam derrubar um macho adulto, mas não conseguem. Somente em grande número de indivíduos e atacando um macho desprotegido de seus parceiros é que as leoas (elas caçam muito mais que os leões) conseguirão matá-lo!

Incríveis animais, não acham?
Comente abaixo!

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img