spot_img
InícioAnimais & Plantas10 imagens de tarântulas gigantes

10 imagens de tarântulas gigantes

As tarântulas são invertebrados da classe arachnida, ordem aranae e família Theraphosidae. Existem diversas espécies distribuídas por todo o planeta, principalmente nas regiões tropicais das Américas, Ásia e Oriente Médio, e também nas regiões temperadas.

Por mais que possam ser gigantes, estas aranhas não produzem substâncias que sejam tóxicas para humanos, portanto, quando “morde” causa apenas uma certa dor no local e segundo relatos, é passageira e não deixa nenhum tipo de sequela.

Separei neste post 10 imagens muito bacanas de algumas espécies de tarântulas encontradas nas mais diversas regiões do planeta. Vamos lá!

TARÂNTULA-DE-JOELHO VERMELHO

Conhecida vulgarmente como “red knee tarantula” e de nome científico Brachyphelma smithi, esta tarântula é encontrada no México e assim como várias outras, quando se sente ameaçada, ela se posiciona e fricciona suas pernas traseiras no abdome, liberando diversos pelos que causam muita irritação onde tocam! A característica principal desta espécie é a coloração avermelhada nas pernas e também certa coloração azul em seus pelos por todo o corpo.

TARÂNTULA-AZUL-DE-SINGAPURA
Lampropelma violaceopes, é uma linda espécie asiática arborícola (vive em árvores) encontrada na Malásia e Singapura. Chega a medir 25 cm entre de distância entre as pontas das pernas e são populares como animais de estimação devido sua coloração.
TARÂNTULA-AUSTRALIANA
Selenocosmia crassipes é também conhecida como Tarântula australiana ou ainda Caranguejeira Apitando Ladrando – nomes esses, dados por sua origem australiana, mais especificamente de Queensland, e pelos sons produzidos por ela friccionando suas teias e seus órgãos sensoriais dianteiros. Geralmente elas emitem esses sons quando se sentem ameaçadas. Seu corpo é grande e pesado, sua cor varia entre chocolate e o marrom.

 

TARÂNTULA “GREEBOTTLE BLUE CARESHEET”

Chromatopelma cyaneopubescens ocorre na região nordeste da Venezuela e é considerada uma espécie geralmente dócil em relação à criação das mesmas em cativeiro. Porém, sendo dócil ou não, eu prefiro ver essa espécie livre!
TARÂNTULA-DE-DEDOS-ROSA
Avicularia avicularia é uma espécie de Tarântula e leva esse nome porque as pontas de suas patas tem a coloração rosa. Originária do norte da América do Sul, da Costa Rica ao Brasil.
TARÂNTULA-DE-QUELÍCERA-AZUL
Esta espécie (Ephebopus cyanognathus) ocorre na Guiana Francesa, Brasil e Suriname. Possui cerca de 13 centímetros e se alimenta de aves, pequenos mamíferos, crustáceos e diversos invertebrados. Esta da imagem é uma fêmea, pois as quelíceras dos machos são avermelhadas.
TARÂNTULA-VERMELHA-DE-LISTRAS-BRANCAS
Esta espécie (Nhandu chromatus) é nativa do Brasil. Pode ter até 17 centímetros de envergadura e seu abdome pode ter uma coloração bem avermelhada ou ainda mais castanha. Ela tem fama de ser bastante defensiva utilizando seus pelos urticantes para afugentar qualquer possível ameaça!
TARÂNTULA-GOLIAS
Esta espécie (Theraphosa blondi) é uma das espécies de tarântulas mais conhecidas justamente pelo fato de ser uma espécie de grande porte, considerada o maior aracnídeo do mundo em massa corporal, o que justifica seu nome vulgar. Ela também é conhecida como aranha-golias-comedora-de-pássaros. É endêmica do norte da Amazônia brasileira, é também encontrada na Guiana, no Suriname e na Venezuela.
TARÂNTULA-DE-PERNAS-DE-FOGO
É uma tarântula com nome científico de Brachypelma boehmei, (também conhecida como o fireleg mexicana, do inglês), sendo nativa do México encontrada no estado de nome Guerrero. Ocorrem em climas semi-úmidos.
TARÂNTULA-VENEZUELANA-DE-PERNAS-AZUIS
Pode não parecer nesta imagem, mas esta tarântula (Holothele tachira) possui uma coloração azul muito marcante em suas pernas. Ela é nativa da Venezuela e encontrada comumente em cativeiro por admiradores de aranhas.
E você, conhece outras espécies de tarântulas que deveriam estar aqui nesta lista? Comente abaixo!
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img