InícioAnimais & PlantasLigre - o maior felino do mundo

Ligre – o maior felino do mundo

O maior felino do mundo é o ligre, um híbrido resultante da cruza entre um leão e uma tigresa. Os machos são híbridos  inférteis, ou seja, não podem se acasalar com uma ligre e nem com uma tigresa ou leoa. Assim sendo, devido ao isolamento reprodutivo, o ligre não é uma espécie biológica de acordo com as definições e conceitos atuais. Eles podem atingir cerca de 80 km por hora, podem pesar cerca de meia tonelada (500kg) e medirem de 3,5 a 4 metros de comprimento! Este tamanho gigante se dá por conta da herança genética e o parentesco com os pais (leão x tigresa), pois, acredita-se que haja uma certa deficiência na produção dos hormônios inibidores do crescimento.

Nos leões a herança dos hormônios inibidores do crescimento é materna e nos tigres é paterna, e, provavelmente os ligres não a recebem.

O ligre é produzido muitas vezes para ser criado como animal de estimação (por vários ricões) ou então para serem utilizados em espetáculos ou em zoológicos. No Instituto TIGERS (The Institute of Greaters Endangered and Rare Species) há alguns ligres que são cuidados pelos biólogos de lá e, os mesmos são dóceis e brincalhões (pelo menos aparentemente nos vídeos).

Na natureza é praticamente impossível que este processo de formação do ligre ocorra, pois os habitats dos leões e tigres são muito diferentes. Porém, no Bosque de Gir, na Índia, eles coexistem, mas, ainda assim suas extensões territoriais não se sobrepõem (esta á uma forma de diferenciação de nichos, estas espécies podem competir por presas ou outros recursos, mas, sobrevivem juntas num mesmo habitat porque diferem em outras dimensões de seus nichos ecológicos – clique aqui e saiba tudo sobre Nicho Ecológico e Competição interespecífica).

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -