spot_img
InícioAnimais & Plantas26 fatos sobre as aves que você precisa saber

26 fatos sobre as aves que você precisa saber

1 – As aves são o grupo de vertebrados mais conhecido do mundo e grande parte disso deve-se ao fato de estes animais serem abundantes e amplamente distribuídos pelo globo.

2 – Existem mais de 11 mil espécies de aves já conhecidas pela ciência.

3 – Embora as aves possuam ancestrais comuns aos dinossauros, ainda existem controvérsias sobre a história evolutiva deste grupo. O registro fóssil mais antigo de uma ave foi por muito tempo considerado o do Archaeopteryx lithographica. Entretanto, novos estudos indicam que os fósseis dos ancestrais das aves provavelmente devem pertencer aos gêneros  Epidexipteryx, Jeholornis ou Sapeornis, ainda pouco conhecidos.

4 – A característica mais notável que permite identificar uma ave de outros animais é a presença de penas.  Entretanto, esta não é uma característica exclusiva das aves, já que vários dinossauros não-avianos também apresentavam penas.

5 – Além dos morcegos, as aves são o único grupo de vertebrados capazes de voar livremente.

6 – O bico das aves é córneo, ou seja, constituído por osso e recoberto por queratina.

7 – Os representantes das aves atuais não possuem dentes, entretanto, algumas espécies podem apresentar pequenas projeções pontiagudas ou lamelas no bico que auxiliam na captura de suas presas e na filtração do substrato, como no caso dos patos e gansos.

Lamelas auxiliam na filtração, separando o alimento das partículas que não devem ser ingeridas.

8 – Das mais de 11 mil espécies de aves que existem no mundo, a América do Sul é o continente que abriga a maior diversidade, sendo que cerca de 1.800 espécies ocorrem no Brasil.

9 –  O minúsculo beija-flor de Cuba (Melisuga helenae), a menor espécie de ave do mundo, tem 5 cm de comprimento e 2 g de massa. Já o título de maior ave do mundo vai para a avestruz (Struthio camelus), que pode ter cerca de 2,5 m de altura e pesar mais de 130 kg.

10 – As aves apresentam várias adaptações com relação à forma de seus pés, sendo classificados em anisodáctilo, zigodáctilo, sindáctilo, pamprodáctilo e heterodáctilo.

Tipos de pés segundo arranjo dos dedos (Fonte: Proctor & Lynch, 1993, Ornithology).
As mais variadas configurações de dedos e formato dos pés (bem como o formato dos bicos) permitem que as aves explorem vários ambientes e ocupem diferentes nichos ecológicos.

11 – As aves aquáticas podem apresentar uma membrana entre os dedos, permitindo uma propulsão mais eficiente no ambiente aquático. Outras espécies de aves aquáticas apresentam os dedos dos pés muito longos, que auxiliam na locomoção entre as macrófitas, como a jacanã ou cafezinho (Jacana jacana).

12 – A presenta de garras longas, afiadas e fortes são características dentre os falcões, corujas, gaviões e outras aves de rapina.

13 – O pé zigodáctilo permite aos papaios levar o alimento preso nos pés até a boca, e auxilia os pica-paus a escalarem os troncos.

14 – As aves como emas, avestruz, emus e dentre outras, também chamadas de ratitas, sofreram redução no número de dedos nos pés. A ema, por exemplo, possui três dedos e o avestruz apenas dois.

15 – A maior parte das aves é ativa durante o dia, geralmente nas primeiras horas da manhã e ao final da tarde.

16 – Muitas espécies de aves são capazes de migrar, voando milhares de quilômetros, em determinados períodos de tempo, entre áreas de reprodução e áreas de obtenção de alimento. Mais de 400 espécies migram do hemisfério Norte para o hemisfério Sul, por exemplo.

17 – As andorinhas do mar (Sterna paradiasaea) podem voar cerca de 25 mil quilômetros ida e volta entre o oceano ártico e os pampas argentinos.

18 – Dentre as adaptações que as aves migratórias apresentam, uma das mais relevantes é a capacidade de reter gordura em algumas partes do corpo, funcionando como uma reserva de energia durante os longos percursos de voo.

19 – Outra adaptação ainda pouco compreendida e que tem sido um mistério para os cientistas é o apurado senso de orientação das aves migratórias, que as permitem traçar rotas eficientes, sendo capazes de voar à noite.

20 – As aves podem apresentar comportamento social diferenciado, formando bandos que podem ser compostos exclusivamente por indivíduos da mesma espécie, ou até mesmo bandos mistos compostos por várias outras espécies similares.

21 – A formação de bandos mistos, comum nas aves da América do Sul, reduz o risco de predação, já que um número maior de indivíduos pode vigiar o território e identificar predadores à espreita. Além disso, aumenta a eficiência na busca por alimento.

22 – A diversidade de canto das aves é imensa, inclusive várias espécies podem não apenas apresentar mais de um padrão de canto, como ainda imitar outras espécies de aves e sons.

23 – Geralmente as aves cantam para proteger seus territórios ou para atrair parceiros em períodos reprodutivos, onde os machos tendem a cantar mais que as fêmeas.

24 – As aves ocupam praticamente todas as regiões do planeta e é interessante destacar aquelas capazes de ocupar os locais mais extremos, como os albatrozes, que são aves marinhas que bebem grandes quantidades de água salgada e apresentam várias adaptações fisiológicas para lidar com a imensa quantidade de sal ingerida.

25 – Várias outras espécies ocorrem apenas em ambientes preservados ou com baixos níveis de alterações antrópicas, sendo consideradas bioindicadoras de qualidade ambiental.

26 – As aves podem explorar de diversas formas as opções de alimento disponíveis onde vivem. Urubus e abutres são especializados em restos de animais mortos, enquanto outras aves podem se alimentar exclusivamente de insetos (insetívoros), de sementes (granívoros), de peixes (piscívoros), ou até mesmo serem generalistas, ingerindo insetos, sementes, pequenos animais como caramujos, lagartos e roedores, ovos e filhotes de outras aves e outros recursos que eventualmente surgirem pelo caminho.

Para saber mais curiosidades sobre as aves, acesse a Apostila de Ornitologia Básica, produzida pelo Dr. Luís Fábio Silveira (USP).

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img