spot_img
InícioMateriais didáticosHomozigoto: uma definição genética

Homozigoto: uma definição genética

Homozigoto é um termo que define dois alelos idênticos para um único traço, podendo estar em condição dominante (RR) ou recessivo (rr).

Um alelo representa uma forma particular de um gene. Os alelos podem existir em diferentes formas e os organismos diplóides (2n) tipicamente têm dois alelos para um determinado traço.

Esses alelos são herdados dos pais durante a reprodução sexual. Após a fertilização, os alelos são unidos aleatoriamente à medida que os cromossomos homólogos se combinam. Uma célula humana, por exemplo, contém 23 pares de cromossomos para um total de 46 cromossomos. Um cromossomo em cada par é doado pela mãe e o outro pelo pai. Os alelos nesses cromossomos determinam as características dos organismos.

Alelos homozigotos podem ser dominantes ou recessivos. Uma combinação homozigótica do alelo dominante contém dois alelos dominantes e expressa o fenótipo dominante (característica física expressa). Uma combinação de alelo recessivo homozigótico contém dois alelos recessivos e expressa o fenótipo recessivo.

Por exemplo, o gene para a forma da semente em ervilhas pode apresentar dois alelos distintos, um alelo para a forma arredondada (R) e outro para a forma enrugada (r) da semente. A forma redonda da semente é dominante e a forma da semente enrugada é recessiva. Uma planta homozigótica contém um dos seguintes alelos para a forma da semente: (RR) ou (rr).

O genótipo (RR) é homozigótico dominante e o genótipo (rr) é homozigótico recessivo para a forma da semente.

Na imagem acima, um cruzamento mono-híbrido é realizado entre plantas que são heterozigotas (Rr) para a forma arredondada da semente. O padrão de herança previsto da prole resulta em uma proporção de 1:2:1 do genótipo (RR, Rr, Rr, rr). Cerca de 1/4 será homozigoto dominante para a forma redonda da semente (RR), 1/2 será heterozigota para a forma redonda da semente (Rr) e 1/4 terá a forma da semente enrugada recessiva homozigótica (rr). A razão fenotípica neste cruzamento é de 3:1. Cerca de 3/4 da prole terá sementes redondas e 1/4 terá sementes enrugadas.

Podemos dizer que RR representa 25%, Rr e Rr representam 50% e rr representa outros 25% dos quatro fenótipos possíveis neste cruzamento. Neste caso, 50% é homozigoto (RR e rr) e 50% é heterozigoto (Rr e Rr).

Homozigoto vs. Heterozigoto

Um cruzamento mono-híbrido entre um parente que é homozigótico dominante (RR) e um parente que é homozigótico recessivo (rr) para uma característica particular produz descendentes que são todos heterozigotos para essa característica (Rr, Rr, Rr e Rr).

Você também pode ler:

Esses indivíduos têm dois alelos diferentes para essa característica. Enquanto indivíduos que são homozigotos para uma característica expressam um fenótipo, indivíduos heterozigotos podem expressar diferentes fenótipos. Em casos de dominância genética em que a dominância completa é expressa, o fenótipo do alelo dominante heterozigótico disfarça completamente o fenótipo do alelo recessivo. Se o indivíduo heterozigoto expressa dominância incompleta, um alelo não irá mascarar completamente o outro resultando em um fenótipo que é uma mistura dos fenótipos dominante e recessivo. Se a descendência heterozigótica expressar co-dominância, ambos os alelos serão expressos completamente e ambos os fenótipos serão observados independentemente.

Mutações Homozigotas

Ocasionalmente, os organismos podem sofrer alterações nas seqüências de DNA de seus cromossomos. Essas mudanças são chamadas de mutações. Caso mutações genéticas idênticas ocorram em ambos os alelos de cromossomos homólogos, a mutação é considerada uma mutação homozigótica. Caso a mutação ocorra em apenas um alelo, é chamada de mutação heterozigótica. Mutações genéticas homozigóticas são conhecidas como mutações recessivas. Para que a mutação seja expressa no fenótipo, ambos os alelos devem conter versões anormais do gene.

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img