spot_img
InícioMateriais didáticos13 apps incríveis para professores de biologia

13 apps incríveis para professores de biologia

Recentemente, os aplicativos para dispositivos móveis têm aberto uma nova fronteira para professores e estudantes. Os professores de ciências têm a capacidade de ir além de palestras e filmes e proporcionar aos alunos experiências mais interativas.

Os seguintes aplicativos podem ser utilizados pelos professores de biologia de diversas formas. Alguns são melhor aplicados na classe, seja através de um adaptador VGA ou um AppleTV. Outros são mais adequados para estudo individual e avaliação do desempenho dos alunos.

Esses aplicativos foram todos testados quanto à sua capacidade para melhorar as suas aulas e ajudar o aprendizado do aluno. No entanto, todos eles estão em inglês e não possuem no momento uma tradução para português. Ainda assim, vale muito à pena conferir cada um deles!

1. Virtual Cell

13 apps incríveis para professores de biologia11

Aprenda sobre a respiração celular, meiose e mitose, a expressão das proteínas e expressão do RNA com filmes, imagens estáticas, textos e questionários. Se os alunos responderem errado, eles podem rever as informações pertinentes fornecidas no aplicativo e, em seguida, repetir a pergunta. Acessar aplicativo.

2. BioNinja IB

13 apps incríveis para professores de biologia10

Este aplicativo é destinado a alunos iniciantes, mas também é útil para outros estudantes avançados. Ele fornece testes e quizzes curtos abordando tópicos em todo o currículo de Biologia. Acessar aplicativo.

3. Clique e aprenda: BioInteractive HHMI

13 apps incríveis para professores de biologia9

Este aplicativo fornece informações detalhadas sobre uma série de tópicos de biologia de nível superior. As apresentações têm muitos elementos interativos e são encaixadas com filmes e palestras. Esta é um ótima maneira para estudantes examinarem temas específicos da biologia, como evolução, genética, biologia celular e vários outros. Mas o aplicativo é apenas uma extensão do portal Biointeractive HHMI, que é uma plataforma repleta de vídeos e notícias sobre os mais variados temas da biologia. Acessar aplicativo.

4. Cell Defender

13 apps incríveis para professores de biologia8

Destinado a alunos do ensino médio, este é um jogo divertido que ensina os alunos sobre as cinco principais estruturas da célula e o que cada uma delas faz. Os alunos recebem instruções para abater partículas invasoras, ajudando cada parte da função celular corretamente. Os itens que estão sendo ensinados são reforçados ao longo do jogo. A música é um pouco alta, mas se você clicar no botão de opções na tela principal, você pode abaixar ou removê-la totalmente. No geral, esta é uma forma divertida para reforçar algumas informações básicas. Acessar aplicativo.

5. Evolutionary Biology

13 apps incríveis para professores de biologia7

Este aplicativo aborda os tópicos da evolução, deriva genética e seleção natural. Ele foi criado por estudantes da Universidade de Brigham Young como uma forma de ensinar tópicos básicos de biologia evolutiva. Ele inclui uma grande quantidade de informações que são apresentadas com duas simulações e dois jogos. Acessar aplicativo.

6. Meiosis

13 apps incríveis para professores de biologia6

Este aplicativo fornece muita informação sobre a meiose, a fertilização e a determinação genética, apresentada através de animações. A maneira que os reforços interativos são tecidos com a informação é excelente. É um excelente aplicativo informativo! Acessar aplicativo

7. Gene Screen

13 apps incríveis para professores de biologia5
Este aplicativo, desenvolvido pela Cold Spring Harbor Laboratory, oferece uma riqueza de informações sobre genética, incluindo genética populacional, doenças genéticas recessivas e rastreio genético. Além disso, ele fornece quatro calculadoras genéticas e também tem um grande mapa que mostra as localizações das principais doenças genéticas. No geral, é um excelente recurso para implementar o aprendizado. Acessar aplicativo.
 

8. Fly Punnett Lite

Este aplicativo é uma ótima maneira de apresentar facilmente um quadrado de Punnett, permitindo que os alunos brinquem com combinações genéticas e vejam como genes dominantes e recessivos aparecem em várias gerações. Acessar aplicativo.

9. Cell and Cell Structure

13 apps incríveis para professores de biologia4

Com este ótimo aplicativo educacional o aluno irá aprender tudo sobre as células, bem como suas estruturas e funções, através de imagens 2D e 3D detalhadas e gráficos impressionantes. Acessar aplicativo.

10. Biology and Human Body Anatomy

13 apps incríveis para professores de biologia3

Este app oferece um rápido resumo dos conceitos essenciais em biologia e anatomia do corpo humano, divididos em dois capítulos. No capítulo sobre Biologia, o estudante tem acesso a informações sobre a química da vida, mitose e meiose, componentes celulares, metabolismo celular, DNA, fotossíntese, evolução, ecologia, genética, anatomia básica, etc. No capítulo sobre Anatomia humana, o estudante aprenderá anatomia básica, tipos de tecidos, sistema cardiovascular, sistema digestivo, sistema endócrino, sistema reprodutivo, sistema muscular, sistema respiratório, sistema nervosos, ossos e cavidades corporais, etc. Acessar aplicativo.

11. Rat Dissection

13 apps incríveis para professores de biologia2

O Rat Dissection é um app educacional para iPad, que permite que os usuários aprendam sobre a anatomia de um rato. O app é sangrento, mas com certeza os estudantes de biologia irão gostar. O app possui Imagens em 3D dos órgãos internos de um rato, instruções passo-a-passo com narração, simulação precisa do procedimento de dissecação e conteúdo validado por experts no assunto. Acessar aplicativo.

12. iCell

13 apps incríveis para professores de biologia1

O iCell é uma simulação interativa que permite aos estudantes e professores explorar o interior das células animais, vegetais e de bactérias. O iCell oferece uma representação 3D dos componentes celulares, ajudando os estudantes a compreender as estruturas e funções fundamentais das células. Além da versão disponível para dispositivos móveis, o aplicativo também pode ser acessado online. Acessar aplicativo.

13. Biologia: Morfologia Vegetal

13 apps incríveis para professores de biologia

Este aplicativo será útil para estudantes do ensino médio, futuros estudantes de biologia e todos aqueles interessados em botânica, biologia e plantas. Os tópicos abordados incluem a estrutura geral, formas tipos e arranjo de folhas simples e compostas, bem como a estrutura geral, inflorescências, tipos de simetria e outras características das flores. Além disso, este app ajuda a identificar os tipos de frutos (secos ou carnosos). Acessar aplicativo.

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img