spot_img
InícioCuriosidadesNovo microscópio é capaz mapear e rastrear desenvolvimento embrionário

Novo microscópio é capaz mapear e rastrear desenvolvimento embrionário

Esta é a visão mais detalhada de um rato em desenvolvimento

Esse embrião de rato codificados por cores representa um avanço para a compreensão do desenvolvimento inicial dos mamíferos.

Um novo e poderoso microscópio assistido por computador permitiu, pela primeira vez, observar como ocorre o desenvolvimento dos órgãos de um embrião de rato, seguindo o destino das células individuais ao longo do caminho.

O microscópio, descrito hoje na revista Cell , lança um feixe de laser através do embrião, permitindo que os pesquisadores vejam as células que desejam mapear. Versões anteriores do microscópio foram capazes de analisar embriões de peixe-zebra e mosca-das-frutas, mas os embriões de ratos são muito mais difíceis. Eles não são apenas mais difíceis de manter vivos no laboratório, como também são muito maiores – tornando muito mais difícil enxergar todo o caminho das células em desenvolvimento através deles.

O microscópio usa o aprendizado de máquina técnicas – uma forma de inteligência artificial na qual os computadores aprendem com os dados – para rastrear o embrião e mantê-lo em foco à medida que ele flutua em seu meio de cultura e cresce em uma ordem de magnitude do dia 6 ao dia 8 do desenvolvimento. Ele também usa algoritmos avançados para classificar milhões de imagens para rastrear células à medida que elas se movem e se dividem.

Os pesquisadores combinaram a análise de vários embriões para criar um “embrião de rato digital”, que disponibilizaram publicamente junto com o software e instruções para a construção do microscópio. Na imagem acima, as células azuis se tornarão parte do coração e as células verdes se tornarão o tubo neural, que mais tarde formará o cérebro e a medula espinhal.

A nova visão ajudará os cientistas a entender melhor os genes e outros fatores que moldam os órgãos durante o desenvolvimento. Isso, por sua vez, poderia ajudá-los a melhorar suas tentativas de convencer as células-tronco do laboratório a fazer o mesmo.

Fonte: Science.

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img