spot_img
InícioMateriais didáticosEmbriologia - Desenvolvimento Embrionário (Videoaulas + PDFs)

Embriologia – Desenvolvimento Embrionário (Videoaulas + PDFs)

O estudo do processo de formação e desenvolvimento do indivíduo, desde o zigoto até o nascimento, é denominado Embriologia.

Após a fecundação (encontro do espermatozoide com o óvulo), inicia-se uma série de processos de diferenciação celular que originam um zigoto (primeiro estágio do embrião). Este passa pela tuba uterina seguindo em direção ao útero enquanto sofre mitoses sucessivas. Após fixar-se ao útero o embrião já apresenta 16 células e possui aproximadamente o tamanho de uma amora – sendo esta massa celular chamada de mórula (segundo estágio do embrião). Após o quinto dia, o embrião em desenvolvimento já apresenta 32 células e uma cavidade com fluído (blastocele), sendo chamado de blastocisto. Nesse estágio, o embrião é composto por dois grupos diferenciados de células, o trofoblasto e o embrioblasto.

No sexto dia após a fecundação, inicia-se o processo de implantação do embrião no endométrio uterino, se deslocando da parte mais superficial e penetrando nas camadas mais internas. A partir desde momento, já na segunda semana de gestação, inicia-se a fase de placentação, onde será constituída a placenta, o saco vitelino, o líquido amniótico e estruturas afins que fornecerão condições ideais para o desenvolvimento do embrião.

Embriologia

Para aprender as demais fases do desenvolvimento embrionário, veja as videoaulas abaixo e baixe os materiais em PDF:

BAIXAR – Desenvolvimento Humano – Aula da professora Dra Tatiana Montanari (UFRGS)

BAIXAR – Desenvolvimento Humano (capítulo de livro) – 81 páginas

E aí, curtiu as aulas? Compartilhe com os amigos!

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img