spot_img
InícioConcurso IBAMAComo estudar para o concurso do IBAMA?

Como estudar para o concurso do IBAMA?

Se você tem o sonho de viver uma vida dedicada à proteção da biodiversidade e gostaria de trabalhar em um órgão bem estruturado e com boas condições de trabalho, o concurso para o cargo de analista ou técnico ambiental do IBAMA pode ser o que você precisa.

E antes de começar a falar sobre como estudar para o concurso do IBAMA, eu gostaria de salientar algumas informações importantes com relação ao presidente Jair Bolsonaro e sua relação com o IBAMA.

O IBAMA não vai deixar de existir e não pode parar

É isso mesmo. Muitos leigos pensam que o IBAMA é uma entidade de fiscalização de crimes ambientais. Na verdade, esta é apenas uma das várias atividades que o órgão pode desenvolver.

A principal atividade, que faz do IBAMA um órgão indispensável para o desenvolvimento do país, é o licenciamento ambiental de empreendimentos de grande porte. Tais empreendimentos geram milhares de empregos e contribuem com o progresso econômico do país, devendo ser licenciados por um órgão competente a fim de reduzir e controlar os impactos causados por tais atividades à biodiversidade, clima e sociedade.

Deste modo, ainda que o presidente Jair Bolsonaro tenha deixado claro que não tem muito respeito pelo órgão, ele não pode parar o processo de licenciamento ambiental. O presidente, junto de seus aliados, tem flexibilizado e alterado algumas legislações ambientais para facilitar o licenciamento de determinadas atividades, mas não poderá ir muito além.

É exatamente por isso que você pode estudar para o concurso do IBAMA sem medo. Mesmo que o presidente resolva mudar o nome e reestruturar este órgão, ainda assim o licenciamento de grandes empreendimentos e a fiscalização de crimes ambientais continuará existindo, pois são obrigações determinadas pela constituição federal e por outras legislações.

E como o presidente quer fomentar o desenvolvimento de empreendimentos de vários setores, incluindo o incentivo para trazer grandes empresas estrangeiras ao país, com certeza a demanda por novos analistas ambientais vai aumentar ao passo que novas obras encaminham e são licenciadas pelo governo federal.

Só para você ter uma noção, hoje existem 7.914 empreendimentos do setor hidrelétrico em operação no país, totalizando 167.084.778 kW de potência instalada. Está prevista para os próximos anos uma adição de 22.826.634 kW na capacidade de geração de energia elétrica no Brasil, proveniente dos 195 empreendimentos atualmente em construção e mais 414 com construção não iniciada. Além disso, há vários outros empreendimentos como mineradoras, industrias, portos e afins que também serão construídos e deverão ser licenciados.

Muitos destes empreendimentos serão licenciados pelo IBAMA, e como o órgão conta com um déficit de servidores de mais de 2 mil vagas, é óbvio que em algum momento Jair Bolsonaro vai ter que autorizar o concurso até mesmo para atender os compromissos que firmou com tais setores para agilizar o andamento das obras.

Como começar a estudar para o concurso do IBAMA

A preparação para o concurso do IBAMA deve ser iniciada o quanto antes, pois existem muitas leis, decretos, instruções normativas, portarias e outros conteúdos para estudar, que compreendem, basicamente, a caracterização e descrição do IBAMA, as atividades desempenhadas pelo órgão, o processo de licenciamento ambiental, a fiscalização de crimes ambientais, a aplicação de multas e outras particularidades relacionadas.

Basicamente,  o conteúdo dos estudos se resume em duas partes, a parte básica e a parte  específica.

Conhecimentos básicos

  • Português
  • Informática
  • Raciocínio Lógico
  • Administração Geral e Pública
  • Direito Administrativo
  • Direito Constitucional
  • Atualidades

Conhecimentos específicos

  • Infraestrutura e Gestão Ambiental
  • Legislação Ambiental
  • Licenciamento Ambiental Federal – LAF
  • Monitoramento, fiscalização, controle e auditoria ambiental
  • Socioeconomia e Licenciamento Ambiental
  • Ecologia e conservação (espécies ameaçadas, introdução de espécies exóticas, etc)

Como o último concurso foi realizado em 2012, você pode adicionar em seu material de estudos todas as legislações alteradas pelo Presidente Jair Bolsonaro, pois com certeza vão cair na parte de conhecimentos específicos. Além disso, recomendo incluir o estudo sobre aspectos ecológicos e de conservação da biodiversidade, envolvendo manejo e conservação de espécies ameaçadas bem como controle de espécies exóticas. É bem provável que caia questões sobre as mais emblemáticas espécies ameaçadas da fauna brasileira e até mesmo algum estudo de caso sobre espécies exóticas, como é o caso dos javalis, que estão causando uma série de problemas ambientais e econômicos em várias regiões do país.

Abaixo estão algumas leis que eu considero indispensáveis no estudo para o concurso do IBAMA. As que estão em vermelho são as mais recentes alterações feitas por Jair Bolsonaro.

  • Lei 7.735/1989 – Criação do IBAMA
  • Instrução Normativa nº 31/2009 – Estrutura regimental do IBAMA
  • Decreto nº 6.099/2014 – Estrutura regimental e Cargos do IBAMA
  • Lei nº 10.410/2002 – Cria e disciplina a carreira de especialista em meio ambiente para o IBAMA e ICMBio
  • Decreto 8.437/2015 – Regulamenta os tipos de empreendimentos licenciados pelo IBAMA
  • Lei nº 9.605/1998 – Lei de Crimes Ambientais
  • Decreto nº 9.760/2019 – Altera a Lei de Crimes Ambientais
  • Lei nº 12.651/2012 – Novo Código Florestal
  • Lei nº 6.902/1981 – Criação de Estações ecológicas e Áreas de Proteção Ambiental
  • Lei nº 6.938/1981 – Política Nacional do Meio Ambiente
  • Decreto nº 99.274/1990 – Altera a Política Nacional do Meio Ambiente e regulamenta a Lei 6.902/1981
  • Lei nº 10.165/2000 – Altera a Política Nacional do Meio Ambiente
  • Decreto nº 9.806/2019 – Altera a Política Nacional do Meio Ambiente
  • Lei Complementar nº 140/2011 – Altera a Política Nacional do Meio Ambiente e fixa normas de cooperação entre estados e união
  • Lei nº 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação
  • Decreto nº 7.724/2012 – Regulamenta o acesso à informação
  • Decreto nº 9.690/2019 – Altera a Lei de acesso à informação

Qual técnica de estudos utilizar?

Muitas pessoas me perguntam, e com bastante frequência, qual a melhor forma ou técnica de estudos para se prepararem para o concurso do IBAMA, haja visto a grande quantidade de leis, decretos e outros instrumentos legais sobre o órgão.

Eu sempre digo que cada um tem o seu próprio método e já sabe bem o que funciona e o que não funciona na hora de estudar. Alguns tem mais facilidade com vídeo aulas, outros preferem conteúdo em texto, e tem gente que combina vídeos, textos e áudios. Então, não existe um modo certo para se estudar para este ou qualquer outro concurso.

Entretanto, você precisa entender que o tempo é o principal aspecto a ser avaliado no momento da preparação. Estudando como você está acostumado, começando hoje, você acha que estaria preparado para o concurso do IBAMA se ele saísse daqui a 6 meses? Se você acha que sim, isso é ótimo. Mas se você acha que não, por conta da rotina do trabalho e estudos, então eu posso tentar sugerir algumas coisas que podem te ajudar a otimizar seu tempo de estudos.

PRIMEIRO: Tenha todos os materiais que você precisa

Não adianta dizer que você vai sentar hoje e começar a estudar todos os dias, se na verdade você sequer tem material. Se inscreva em um curso online ou então se organize e fique pelo menos um mês analisando os editais e baixando todos os materiais que conseguir para montar o seu material de estudos. Vai dar bastante trabalho, mas isso precisa ser feito.

SEGUNDO: Crie uma rotina baseada em ciclo de estudos

Não faça um cronograma. Isso mesmo. Cronogramas mantém os horários fixos, engessados, e se você perder um dia, por algum motivo qualquer, tudo se desorganiza e você se atrasa, perdendo a vontade de continuar.

Faça um ciclo de estudos, divididos por horas. Após analisar os editais e entender quais disciplinas tem mais questões, quais tem menos, e quais você tem mais facilidade ou dificuldade, você deve estabelecer um número de horas para estudar cada uma delas, fechando um ciclo.

Você pode criar quantos ciclos de estudos quiser. Se existem 15 disciplinas para estudar, você pode fazer 5 ciclos de 3 disciplinas; 3 ciclos de 5 disciplinas, e por aí vai, delimitando quantas horas preferir para cada disciplina e para cada ciclo no total.

Recomendo que você insira as disciplinas que tem mais dificuldade em todos os ciclos. Eu, por exemplo, tenho dificuldade com Raciocínio Lógico e Português, então, eu comecei estudando estas disciplinas em todos os meus ciclos.

Abaixo você pode ver um exemplo de como começar a estudar por ciclos.

Suponhamos que dentre as disciplinas básicas você tenha facilidade com informática mas tenha muita dificuldade em português, e ainda mais em raciocínio lógico. Então, você pode atribuir só uma hora de estudos para informática, ao passo que distribui 2 horas de estudos para português e 3 para raciocínio lógico. Assim, um ciclo de estudos vai ter números diferentes de horas para cada disciplina, de acordo com sua dificuldade ou facilidade para estudá-las.

O ciclo de estudos é importante porque você pode fazer seus horários como preferir. Não tem a obrigação de cumprir todo santo dia um horário fixo de estudos. Você adapta conforme sua rotina. No exemplo acima, o primeiro ciclo de estudos tem 13 horas, então você decide se vai estudar tudo num dia só ou estudar alguns minutos ou horas ao longo da semana, até completar o ciclo 1 e passar para o ciclo 2, com outras disciplinas.

Nesse sistema de estudos você não precisa se matar e estudar todo santo dia sem falta, mas você tem que assumir um compromisso consigo e evitar ficar vários dias se estudar. Se chegou muito cansado à noite em casa e não está com vontade de estudar, sente e estude só 10 minutos, nem que seja assistindo uma única vídeo aula no youtube. Mas sente e estude sério, anotando, prestando atenção e com foco. Mais vale 10 minutos de um estudo correto, do que 1 hora de um estudo meia boca, onde você levanta toda hora para para tomar água, ir ao banheiro, checar as redes sociais e tal.

TERCEIRO: Leia muitas questões comentadas

As questões comentadas são ótimas porque você vai estudar tudo aquilo que costuma cair na prova e vai entender, pelo comentário dos professores, as nuances e detalhes de cada uma. Eu aprendo muito mais lendo 10 questões comentadas e fazendo anotações com base no comentário do professor do que lendo 100 páginas sobre o mesmo conteúdo abordado nas questões.

Isso é extremamente importante porque os temas são muito específicos quando caem nas provas, abordam com frequência mais alguns conteúdos do que outros, e se você estudar todo o conteúdo amplo, nunca vai saber o que é mais relevante. Mas com o comentário do professor, por meio de repetições de questões parecidas sobre um tema (direito constitucional, administração, direito administrativo, etc) você tem um rendimento totalmente diferente do que se parasse para ler tudo sobre o tema em si.

Por exemplo, a banca CESPE (nova CEBRASPE) tem uma certa tendência para cobrar determinados assuntos na disciplina de Direito Administrativo. Veja só a análise feita pelo pessoal do Gran Concursos sobre as questões que a banca organizou para esta disciplina:

Então eu te pergunto, se você fosse hoje começar a estudar direito administrativo para algum concurso organizado por esta banca, você iria estudar todos os materiais de forma igual? É óbvio que a partir desta análise, você daria mais atenção aos conteúdos que mais caem.

E tem mais. Veja que a Lei 8.112/1990 é o conteúdo mais abordado por esta banca. Você não vai precisar entender todos os 293 artigos desta lei. Existem várias ferramentas online de questões e até mesmo livros completos só com questões comentadas desta banca, onde você vai poder estudar exatamente os conteúdos mais cobrados sobre esta lei.

É por isso que estudar por questões é ótimo, principalmente para quem tem pouco tempo. As questões são puramente o que cai nas provas, então não tem necessidade de você perder tempo decorando 293 artigos se na verdade vai cair na prova uma minúscula fração destes artigos.

Resumindo…

Tenha em mãos um bom material e não saia lendo ele por inteiro sem antes fazer uma análise dos editais. Veja especialmente o último edital, liste os tópicos mais cobrados, então leia o material exatamente de acordo com o que mais caiu nas provas, e depois de já conhecer parte da teoria, foque nas questões comentadas.

Caso você queira adquirir um material completo com todas as informações que precisa para estudar para o concurso, incluindo todos os editais e provas já realizadas com os respectivos gabaritos e mais de 22.000 questões comentadas para este e vários outros concursos, eu posso te ajudar.

Montei um kit de estudos para eu estudar, inclusive com as análises das questões mais cobradas, e decidi vender a um preço acessível para todos que também querem fazer parte desta instituição importantíssima. É só clicar abaixo para conhecer.

VER KIT DE ESTUDOS IBAMA

Eu vendo esse material para ajudar com as despesas do site, mas se vocês tiverem interesse, eu posso bolar um curso online com os principais temas e fazer algo profissional, totalmente direcionado ao conteúdo com maior chance de ser cobrado no próximo concurso do IBAMA. Vai depender de vocês!

Espero que esse conteúdo tenha ajudado você a começar a se preparar para o concurso do IBAMA, mas se tiver dúvidas e precisar de mais dicas e informações, pode ficar à vontade para me chamar no instagram (@guellitymarcel), pois por lá eu te respondo mais rápido.

Bons estudos!

Conte comigo nessa jornada.

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img