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Como ter ideias de negócio na Biologia?

Fala, pessoal!

Depois de muito tempo sem postar, finalmente estou retomando os conteúdos aqui no blog.

Esse tempo todo que fiquei fora da vida de blogger passei empreendendo e iniciando meu negócio no ramo de serviços ambientais. Eu abri minha empresa de consultoria ambiental e estou com a rotina bem agitada por conta das demandas.

Já que estou tão envolvido nos negócios, nada mais justo do que postar hoje sobre como ter ideias de negócio na biologia.

Não sei se você sabe, mas esse é um assunto que curto muito abordar. Primeiro, porque gera renda e oportunidades de carreira para os biólogos e segundo, porque fortalece a nossa profissão e melhora a imagem do biólogo na sociedade, já que o empreendedorismo nos permite ofertar soluções para uma infinidade de problemas socioambientais.

Então, vamos ao que interessa.

NÃO É SOBRE VOCÊ, É SOBRE O MERCADO

Muitas pessoas me procuram frustradas porque não conseguem ter boas ideias de negócio na biologia. Elas perdem muito tempo tentando e nada acontece. Rapidamente acabam concluindo, de maneira errônea, que biologia e dinheiro realmente não combinam.

Estão erradas.

O fato de muitas pessoas tentarem empreender na biologia e não terem êxito é explicado por um grande motivo: elas estão olhando de forma errada para a situação, pensando no que ELAS GOSTAM/QUEREM e não no que o MERCADO PRECISA.

Pegue bem isso:

Uma ideia de negócio não é construída com base no que você QUER. é construída com base no que o mercado precisa. É VOCÊ QUE SE ADAPTA ÀS DEMANDAS DO MERCADO, NÃO O MERCADO QUE SE AJUSTA A VOCÊ.

Dito isto, é óbvio que uma boa ideia de negócio tem sempre que priorizar as reais necessidades, desejos e problemas que as PESSOAS e EMPRESAS buscam sanar ou resolver.

Isso precisa estar muito claro na sua mente.

O mercado não tem nada a ver com a sua grade curricular.

O quanto antes você entender que os cursos de biologia não preparam profissionais para o mercado, mais cedo se libertará da mentalidade de aluno, sendo livre para explorar o mercado como ele realmente é.

Infelizmente é essa a realidade de nossa profissão e somente os que entendem que precisam se desenvolver PARA o mercado são os conseguem prosperar na profissão.

Logo, temos que ir onde o dinheiro está. E ele não está na teoria científica maçante da graduação – está sempre nos problemas e necessidades das pessoas e empresas.

Mas calma aí! Isso não significa que você vai se tornar uma pessoa obcecada por dinheiro. Nada disso. Guarde o seu preconceito aí e me ouça com atenção.

Depois que entender as demandas de mercado, você é livre para combinar suas paixões, visão de mundo, valores e as áreas que quer atuar com os serviços e produtos que pretende oferecer.

Foi como eu fiz. Por gostar muito da área ambiental e adorar empreendedorismo, eu entendi as necessidades de pessoas e empresas que precisam de serviços ambientais e passei a ofertar soluções que atendessem essas demandas do mercado. No caso, eu trabalho com licenciamento ambiental, perícias, sustentabilidade, green marketing, projetos socioambientais, projetos técnico-científicos e dentre outras áreas que gosto.

Portanto, o primeiro exercício que você deve fazer para começar a entender as possibilidades e oportunidades de negócio na biologia é parar de olhar para si e começar a olhar primeiro para o mercado. E então, depois que entender onde existem problemas ou necessidades que estão relacionadas às áreas do biólogo, você começa a inserir as coisas que gosta de fazer, para criar a sua ideia de negócio.

Deste modo, você consegue unir o que o mercado precisa com o que você pode oferecer, ganhando dinheiro e fazendo algo que gosta.

O CONCEITO DE OCEANO AZUL E OCEANO VERMELHO

Existe um conceito bem legal no mundo do empreendedorismo que se refere aos mercados e oportunidades de negócios, os chamados Oceano Azul e Oceano Vermelho.

O Oceano Azul é o cenário onde não existem muitos concorrentes, sendo relativamente fácil se tornar referência e líder de um segmento. Geralmente são ideias de negócio inovadoras e ousadas que demandam um certo esforço e tempo para que passem a ser conhecidas e ativem determinadas demandas do mercado.

Podemos citar como exemplo os smartphones algumas décadas atrás. Antes da invenção deles, todos estavam felizes com seus celulares de teclas com SMS e poucas funções, até que a Apple revolucionou o segmento de celulares lançando o Iphone, despertando assim uma demanda imensa do mercado por aquele produto superior aos celulares atuais. E assim conseguiu explorar um oceano azul, por ter apostado numa ideia ousada e inovadora, que levou muito tempo para ser concluída, mas que provou ser um grande sucesso. Consequentemente, a Apple nadou por um bom tempo nesse oceano azul, liderando as vendas no ramo de smartphones, livre da competição, já que praticamente não haviam concorrentes ofertando celulares com tela LCD e com tantas funcionalidades. Todavia, naturalmente as demais empresas telefônicas começaram a copiar a Apple, lançando celulares similares, passando a competir novamente por clientes, vendendo produtos praticamente idênticos. A partir do momento que a competição começa a se tornar intensa entre várias empresas, passamos a ter o então chamado Oceano Vermelho, que nada mais é do que a representatividade da saturação e competição no mercado.

De maneira geral, oceano azul representa poucos concorrentes e pouca competição, ao passo em que oceano vermelho representa o oposto.

Resumo sobre os conceitos de Oceano Azul e Oceano Vermelho. Fonte: O analista de modelo de negócios.

“E o que eu tenho a ver com isso?” você deve estar se perguntando.

É simples.

Se você quer criar algo ousado, inovador e diferente de tudo que já existe, o seu foco vai ser explorar um oceano azul. Nesse caso, você vai ter que estudar e aprender muito sobre inovação, tecnologias, perspectivas de futuro, escalabilidade, startups e por aí vai.

Se você quer ter mais segurança e previsibilidade, com um negócio mais certeiro e de resultados mais rápidos, deve criar algo copiando ou se baseando nos negócios já existentes.

De novo, esse foi o meu caso. Eu abri uma empresa de serviços ambientais que é igual à centenas de outras empresas que prestam os mesmos serviços – um oceano vermelho. E não tem problema algum nisso. O único fator negativo é o fato de existirem muitos concorrentes, mas pensando no lado positivo, se tem muitos concorrentes é porque tem muita demanda, e se tem muita demanda, existem muitas OPORTUNIDADES PARA CRESCER. Mas eu também tenho alguns projetos inovadores em andamento, sem concorrentes, sem competitividade, que exigem muita paciência e testes, visando retorno de longo prazo – o clássico oceano azul.

É assim que empreendedores operam, explorando ideias de negócios em oceanos azuis ou vermelhos.

E eu disse tudo isso para que você entenda que não basta eu vir aqui explicar somente COMO TER UMA IDEIA DE NEGÓCIO. É fundamental que você também tenha noção de QUE TIPO DE NEGÓCIO VAI COMEÇAR.

COPIE SEM MEDO DE SER FELIZ

Toda essa questão de oceano azul e vermelho serve também para que você entenda que não precisa começar algo do absoluto zero, tentando conquistar um oceano azul.

Existem incontáveis ramos de negócios com cada vez mais demandas, que se destacam e ganham mais espaço – e você pode, literalmente, copiá-los, mesmo que seja num oceano vermelho, com muitos competidores.

Pra quê perder tempo tentando criar algo do zero, se você pode copiar modelos de negócios que estão dando resultado e que operam em áreas com demandas claras e bem definidas?

Se não sabe o que fazer, não tenha medo de começar um negócio baseando em outros já existentes.

Basta escolher uma área, encontrar uma empresa que faz algo similar ao que você gostaria de fazer e então crie algo igual, inserindo no negócio os seus valores, personalidade, visão de mundo e missão, deixando sua empresa com a sua cara.

BUSQUE REFERÊNCIAS EM OUTROS PAÍSES

Esta também é uma forma de copiar, porém baseada em modelos de negócios que existem fora do nosso país.

Posso citar como exemplo os cookies e donnuts, que estão ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, sendo inspirados em negócios já bem comuns e tradicionais na América do Norte.

Mas isso vale pra tudo.

Use essa lógica para estudar empresas de serviços de outros países que operam nas áreas do biólogo: meio ambiente, biodiversidade, saúde, biotecnologia e produção.

Se pergunte: o que existe lá fora, na minha área de atuação, que posso implementar aqui?

O MUNDO ESTÁ CHEIO DE PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS QUE PRECISAM DE SOLUÇÃO

Já reparou que o biólogo é ótimo para identificar o que está errado e o que precisa ser feito, mas ao mesmo tempo não temos biólogos realmente colocando a mão na massa e agindo para solucionar o que tanto criticam?

Existem milhares de problemas que afetam o mundo e que precisam urgentemente de soluções, a maioria deles atrelados às questões ambientais e sociais que estão relacionadas com as áreas de atuação do biólogo.

Portanto, nada mais óbvio do que buscar ideias de negócio nos problemas que estamos rotineiramente criticando.

Além de nos obrigar a pensar fora da caixa, construindo uma possível solução, estaremos de fato entregando algo palpável e de grande retorno para a sociedade.

Poluição da água, poluição do ar, poluição do solo, perda de habitats terrestres, perda de habitats aquáticos, caça, desmatamento, gases de efeito estufa, resíduos, doenças e tantos outros problemas que conhecemos bem podem ser fontes de inspiração para diversos negócios de alto impacto e relevância social.

Posso citar como exemplo a Andréa e Letícia, duas biólogas que atuam na gestão de resíduos e fundaram a Semeia Compostagem, uma empresa que coleta resíduos orgânicos e os transforma em adubo de excelente qualidade. Acesse o instagram da Semeia Compostagem.

Existem incontáveis negócios operando dessa forma, gerando renda e lucro enquanto solucionam problemas ambientais. E você também pode fazer o mesmo.

É possível empreender com propósito e clareza, aliando visão de negócio com paixão e profissionalismo.

Então fica o desafio.

Que tal buscar inspirações nos problemas que mais te incomodam e bolar soluções?

Tem muita coisa que o biólogo pode fazer, com grandes contribuições para a humanidade. Basta discursar menos e agir mais.

O MAIS IMPORTANTE: FUJA DO ESTEREÓTIPO E QUEBRE PARADIGMAS

Para destravar a sua forma de pensar em ideias de negócio na biologia e definitivamente começar a empreender, é fundamental entender que você não é o seu diploma e muito menos deve se comportar como seus professores ou demais colegas esperam que se comporte.

Infelizmente, predomina na biologia a ideia de que o biólogo deve lutar contra o dinheiro e viver somente por amor. É a maior burrice de todas.

Isso é pura imaturidade e falta de profissionalismo.

Justamente por isso que não somos respeitados ou reconhecidos na sociedade.

Se não nos posicionarmos e começarmos a tratar nossa carreira com seriedade e maturidade, empreendendo e explorando o mercado, como todos os outros profissionais fazem em suas áreas, a sociedade vai continuar desconhecendo o que somos capazes de fazer.

E lembre-se: amor não paga contas.

Você quer ganhar dinheiro e ser realizado, reconhecido como um profissional sério, qualificado e competente, não é? Então se comporte como tal. Carreira é coisa de adulto e exige muita maturidade e responsabilidade.

Não tenha medo de seguir suas paixões e procurar fazer o que curte, mas tenha bom senso e responsabilidade com a sua carreira.

Não fique preso aos paradigmas da profissão e nem se deixe levar por influência de professores, orientadores e colegas.

Personalize sua carreira como bem entender e priorize, sempre, o seu crescimento e retorno financeiro, porque todo mundo merece comer bem, ter uma boa casa e carro, viajar e viver dignamente.

Afinal, escolhemos um curso e buscamos uma profissão para GANHAR DINHEIRO. Se fosse para apenas viver por amor, bastaria viver como voluntário.

Bora fazer o que precisa ser feito?

Nos vemos em breve.

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
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