spot_img
InícioAnimais & PlantasGraxaim do Campo - Pseudalopex gymnocercus

Graxaim do Campo – Pseudalopex gymnocercus

Pseudalopex gymnocercus
Este canídeo apresenta uma coloração cinza amarelada, com a região da cabeça mais escura que o resto do corpo. Possui patas amarelo claras, assim como as orelhas e o focinho afilado na extremidade.
Canídeo típico do Rio Grande do Sul, aparecendo em regiões abertas como capoeiras e campos. Sua distribuição e do Sul do Brasil, Paraguai, Norte da Argentina e Uruguai. Possui hábitos noturnos crepusculares, permanecendo durante o dia em tocas. São solitários, formando casais na época da reprodução. A fêmea tem uma prole de 4 a 5 filhotes. O adulto pesa de 3 a 5 kg, o comprimento da cabeça ao corpo e de 80 a 100 cm e da cauda e de 40 cm. São onívoros, se alimentando de pequenos mamíferos como roedores, pássaros, lagartos, rãs e frutas. 
São animais ainda muito pouco estudados, principalmente devido ao plantel reduzido nos zoológicos brasileiros. São também muito confundidos com a Raposa-do-Campo (P. vetulus), distinguindo-se apenas em sua distribuição e porte.
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img