spot_img
InícioAnimais & PlantasA mulher pode engravidar durante a menstruação?

A mulher pode engravidar durante a menstruação?

A menstruação é uma descamação do endométrio (parede interna do útero) resultado de um preparo do organismo para receber uma gravidez que não aconteceu. É um momento em que o útero está “dissolvendo” as paredes e por isso uma gravidez nessa fase torna-se dificultada pois não existem condições favoráveis para tal. Mas, embora seja raro, em algumas mulheres cujo ciclo menstrual é irregular e por isso possuem uma janela fértil imprecisa, é possível engravidar durante a menstruação SIM,embora seja bem raro!
Para que essa gravidez ocorra, seria necessário ter um ciclo menstrual muito curto, pois assim a data da ovulação fica bem próxima da época do início da menstruação, ou ter uma menstruação que durasse bastante.
Bem, durante o ciclo mentrual regular (28 dias) o óvulo amadurece geralmente entre o 12o e o 16o dia e é liberado. Ele pode sobreviver na trompa por cerca de 24 horas. A única forma de uma mulher engravidar é se um espermatozoide estiver ali ao mesmo momento durante esse intervalo. Pareceria difícil se não tivessemos tantos bebês nascendo todos os dias, não é?
Cursos Online 24 Horas - Cursos 100% Online com CertificadoNomalmente, quando a mulher menstrua, um outro óvulo já está se preparando para um novo ciclo. Mas algumas mulheres tem ciclos de 28 dias, mas em outras eles só duram 22 dias. Neste útlimo caso é possível ovular poucos dias depois de a menstruação começar. Um espermatózóide (animadinho e saudável) pode sobrevivber até TRÊS DIAS dentro do corpo da mulher, por isso, é teoricamente possível que este sobrevivente encontre com um óvulo maduro.
Pense bem: se a mulher ficou menstruada no dia 1º e teve relações sexuais no dia 7, quando ainda estava sangrando um pouco. E no dia 10 ovulou. O espermatozóide pode sobreviver lá dentro e “pegar” o óvulo, e aí ela terá “engravidado menstruada”. Então pessoal, camisinha forever!

Fonte: Diário de Biologia, por Karlla Patrícia.

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img