spot_img
InícioAnimais & PlantasPor que a barriga ronca

Por que a barriga ronca

Rafaela Passos: “Olá pessoal! Tudo bem? Gostaria de saber por que a barriga ronca, faz aqueles barulhos estranhos quando a gente tá com fome e até sem fome. Poderia me explicar? Obrigada!
Obrigado pela sua pergunta, Rafaela! Eu sempre me perguntei isso desde pequeno! Acredite, só consegui sanar essa dúvida quando você me mandou o e-mail, já que tive de investigar mais a fundo.
 
Por coincidência eu estou tendo aulas de Organização Morfofuncional Humana, disciplina na qual aprendi sobre o sistema respiratório, reprodutor, endócrino e também o digestório. Por conta disso, poderei explicar por que a barrica ronca.
 
Para que o bolo alimentar (que foi triturado pelos dentes e misturado com a saliva, na boca) chegue até o estômago, se faz necessário um conjunto de movimentos musculares que irão “empurrá-lo” pelo o esôfago, para que chegue até o estômago. Esses movimentos musculares são involuntários, ou seja, não podemos controlar, pois são resultado da ação do músculo liso, que reveste o tubo gastrointestinal (TGI).
 
À partir do momento que engolimos o bolo alimentar, esse movimentos entram em ação, movimentando os músculos do esôfago até o esfincter cardíaco (porção terminal do esôfago), levando o bolo até o estômago.
 
por que a bariga ronca
A progressão do bolo alimentar faz-se através de contracções, em ondas, dos músculos da parede do esófago. Esófago. Bolo. alimentar.
Quando o bolo alimentar chega ao estômago, se iniciam novos movimentos involuntários, os chamados movimentos peristálticos. Esses movimentos permitem que o bolo alimentar (que agora se chama quimo) se misture com o ácido gástrico, para que o alimento seja quebrado em partículas menores, para posterior absorção pelo intestino delgado.
 
Lembrando que da boca até o estômago, até o processo de formação do quimo, se dá o nome de Digestão. A absorção é ocorre na retirada de nutrientes do quimo pelo intestino delgado, e na retirada de água e sais pelo intestino grosso.
 
por que a barriga ronca
Os movimentos peristálticos do estômago explicam por que a barriga ronca.
 
Quando os movimentos peristálticos do estômago entram em ação misturando o quimo com o ácido gástrico, ocorrem os “barulhos”, justamente devido a esta mistura de sólido com líquido.
 
E quando temos fome? Porque a barriga ronca?
 
Para complementar este post, é bem bacana citar como ocorrem os roncos quando estamos com fome, afinal, esse barulho é o mais intrigante, não? Funciona exatamente da mesma forma que no processo da digestão, porém, os “roncos” da fome se tornam muito mais intensos e altos porque o estômago possui grande quantidade de ar, já que há pouco ou nenhum alimento nele. Assim, os sucos gástricos juntamente com esta grande quantidade de ar ocasionam os “roncos” da fome, através dos movimentos peristálticos do estômago.
 
E é claro que esses roncos não ocorrem somente no estômago. Imagine só, você almoçou, o seu almoço foi digerido inicialmente pelo estômago e outra parte da digestão ocorreu no início do intestino delgado (duodeno) através das substâncias liberadas pelo fígado, pâncreas e bile. Do intestino delgado até o grosso, milhares de movimentos contínuos ocorrem o dia inteiro, até chegar no momento de você sentir a necessidade de eliminar as fezes. Assim sendo, durante todos esses movimentos vários barulhos ocorrem também, porque além do ar nos intestinos, há água e o quimo sendo movimentados juntos pelos vários metros do intestino delgado e grosso. Por isso, o “ronco” na barriga não necessariamente significa que você está com fome, ou que deve comer. Os barulhos podem ser simplesmente em função do movimento do quimo e o ar ao longo do intestino.
 
Legal, né? Entendeu agora por que a barriga ronca?
 
Espero que tenha gostado, Rafaela! E você? Diz aí o que achou!
Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img