O sistema digestório é nada mais nada menos do que o sistema responsável por quebrar em partículas extremamente pequenas o alimento que ingerimos, enviando-as para o sistema circulatório, para então serem distribuídas em todas as células e tecidos do corpo. No final deste processo temos grandes resíduos dos alimentos ingeridos, formando as fezes. Porém, a digestão, absorção e eliminação de resíduos não é tão simples assim. 

Você já parou para pensar em como o alimento é quebrado e vai para o sangue? Ou melhor, você sabia que os nutrientes vão para o sangue e para isso eles precisam passar do intestino para os vasos sanguíneos que o cercam? Você sabia que o fígado e alguns outros órgãos estão associados ao sistema digestório? Tem dúvidas?

Entenda como funciona o sistema digestório de forma muito simples e resumida:


Cursos Online na Área de Biologia

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAnimais silvestres domesticados: Riscos e doenças
Próximo artigoSapo-de-chifres: Megophrys kobayashii
Guellity Marcel

Biólogo de vida selvagem, mestre em Ecologia e Conservação e apaixonado por ciência e tecnologia. Tem interesse em ecologia de populações, ecologia do movimento, ecologia de paisagem e efeitos de mudanças climáticas na biodiversidade, especialmente em áreas úmidas. Atualmente trabalha com mamíferos de médio e grande porte (cervo, veado-campeiro, veado-mateiro, queixada) e jacarés em parceria com pesquisadores da Embrapa Pantanal.

  • Nosso Sistema digestório é incrível né! aprendi muito com o vídeo! Parabéns Guellity pela ótima informação.

  • É sim Kaka! Obrigado! Eu gostei muito desse vídeo também, pois ele resume muito bem o que realmente acontece no processo digestivo de forma muito didática.

    Obrigado pelo seu comentário!

  • Nossa que legal!!

  • Muito, Eliane!