InícioAnimais & PlantasNova espécie de perereca é descoberta no Espírito Santo

Nova espécie de perereca é descoberta no Espírito Santo

Pesquisadores do Projeto Bromeligenous descobriram uma nova espécie de perereca nos arredores da Reserva Biológica Augusto Ruschi, em Santa Teresa, na região do Espírito Santo. A espécie é a única do gênero Dendropsophus a se reproduzir em bromélias.

Foto: Rodrigo Ferreira.
Foto: Rodrigo Ferreira.

A descoberta

Quem coordenou os trabalhos foi o professor Dr. Em Ecologia Rodrigo Barbosa Ferreira. A espécie foi encontrada durante trabalhos de campo do seu doutorado em Ecologia pela Utah State University, nos Estados Unidos. O nome popular do animal é Perereca-de-bromélia-teresensis e tem pouco mais que 1,5 centímetros.Uma bela homenagem aos moradores da região que lutam para preservar esse que é uma das maiores áreas remanescentes de Mata Atlântica no Sudeste brasileiro.

“No final de 2012, indivíduos dessa espécie, até então desconhecidos, foram encontrados por biólogos do Projeto Bromeligenous, vivendo em bromélias de afloramentos rochosos. Após três anos de trabalho de descrição morfológica, de análise de DNA, de análise ecológica, pesquisando e avaliando tudo isso, o resultado será publicado por uma aclamada revista norte-americana”, contou.

Foto: Rodrigo Ferreira.
Foto: Rodrigo Ferreira.

Dr. Rodrigo afirmou ainda que, é uma espécie que vive somente em bromélias e que tem um ciclo de vida reprodutivo associado a essa planta. A espécie apresenta um padrão de coloração bem distinto e que pode ser considerada um símbolo para a conservação, tanto das bromélias como dos ambientes onde elas vivem.  Dentre as 97 espécie do gênero Dendropsophus, apenas essa espécie utiliza a água acumulada em bromélias para reprodução.

Ameaça

A descoberta da espécie alertou os pesquisadores sobre a preservação do local onde a espécie foi encontrada, a zona de amortecimento da reserva. Os pesquisadores afirmaram que existe coleta ilegal de bromélias em propriedades particulares, e isso poderia representar uma ameaça à persistência da espécie a longo prazo, caso as bromélias alvo dessas atividades ilegais sejam as mesmas utilizadas pela espécie de perereca.

Sobre o Projeto Bromeligenous

Criado em 2012, O Projeto Bromeligenous visa estudar a ecologia da associação entre anfíbios e bromélias. Oito meses de trabalhos de campo em 2012 e 2013 geraram um volume expressivo de informações científicas sobre anurofauna habitante de Santa Teresa e P.E. Paulo César Vinha, Espírito Santo. Variadas atividades de Educação ambiental tem sido organizadas pelo Projeto como exposição fotográfica, entrevistas, palestras, distribuição de material educativo e campanhas nas escolas.

Gustavo Urbieta
Gustavo Urbieta
Biólogo, entusiasta na ecologia de morcegos e no ensino de ciências, com amplo interesse em sistemática, ecologia de comunidades e biologia animal.
ARTIGOS RELACIONADOS

POSTS RECENTES

- Advertisment -