spot_img
InícioAnimais & PlantasAntenas de formigas podem enviar e captar sinais químicos

Antenas de formigas podem enviar e captar sinais químicos

As antenas de formigas não apenas recebem sinais químicos mas são capazes de enviá-los também.

As colônias de formigas se comunicam através de sinais químicos produzidos por todo o corpo. Estudos têm demonstrado que as formigas usam suas antenas para identificar seus próprios companheiros de colônia e potenciais invasores. Mas as antenas também produzem os compostos chave que as formigas usam para reconhecer o amigo do inimigo, relatam pesquisadores da Austrália na revista Proceedings of Royal Society B.

Antenas de formigas podem enviar e captar sinais químicos
Iridomyrmex purpureus usa suas antenas para enviar e receber sinais químicos.

As antenas das formigas australianas Iridomyrmex purpureus, continham um coquetel químico diferente do que aqueles encontrados nas cabeças, pernas ou abdome, a equipe encontrou. Quando as antenas das formigas operárias foram removidas ou mergulhadas em uma solução que lavou os produtos químicos de sinalização, as formigas não conseguiram identificar o intruso de uma colônia diferente. Por outro lado, as formigas inalteradas tocaram o invasor com suas próprias antenas, e, em seguida, agiram como se o impostor fosse um deles.

Fonte: ScienceNews.

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img