spot_img
InícioGraduação & Profissão5 dicas para quem ainda não sabe qual área seguir na biologia

5 dicas para quem ainda não sabe qual área seguir na biologia

Todos nós, rotineiramente, fazemos escolhas. Tomamos decisões o tempo todo. Algumas delas são intuitivas, outras são baseadas na emoção ou razão. Entretanto, quando o assunto é profissão, tomar uma decisão e fazer uma escolha pode não ser uma tarefa muito fácil.

Uma das perguntas que mais recebo é “como decidir qual área seguir na biologia se eu gosto de tudo?”. Isso acontece com a maioria das pessoas que me procura e as dicas que darei a seguir são pensadas para ajudar quem se encontra nessa situação. Aqui vão elas!

1 – LEMBRE-SE DO QUE TE FEZ ESCOLHER BIOLOGIA

Comece a voltar no tempo. Imagine-se no segundo ou terceiro ano do ensino médio, quando começou a pensar na universidade. Quais foram os motivos que te levaram a escolher a biologia? Você pretendia ser professor? Tinha interesse por pesquisas? Gostava de ciência? Que tipo de conversa você tinha com seus amigos quando o assunto era universidade? O que você costumava pesquisar sobre a biologia? Quais foram os tópicos que mais te chamaram a atenção quando estudava biologia na escola? Refletir sobre essas questões com certeza vai te ajudar a resgatar aquela empolgação que te fez tomar a decisão de cursar biologia, podendo ser útil para escolher qual área você curte mais.

2 – QUAIS SÃO AS PESSOAS QUE TE INSPIRAM?

Eu cresci assistindo Sir. David Attenborought (BBC) e meu sonho era me tornar um apresentador de programa de vida selvagem como ele. Embora eu não tenha me tornado um apresentador (quem sabe um dia desses), eu trabalho com vida selvagem desde o último ano da graduação. Algumas vezes, no entanto, eu fiquei perdido por gostar de muitas áreas – e me lembrar daquele velhinho andando pelas mais lindas paisagens, falando sobre diferentes formas de vida, me ajudava a retomar o caminho que me fez escolher a biologia. Além disso, durante a graduação eu conheci a vida de muitos naturalistas e exploradores, como Darwin, Lamarck, Lineu e tantos outros nomes importantes nas ciências naturais, que se tornaram grandes fontes de inspiração para  que eu pudesse seguir em frente naquilo que gostava. Além disso, muitos professores que tive também foram muito inspiradores.

Reflita sobre as pessoas que você admira e se inspira, a área que você pretende seguir pode ser a mesma que elas seguiram.

3 – SAIBA DEFINIR O QUE É MAIS IMPORTANTE PARA VOCÊ

Como eu disse anteriormente, tomar uma decisão assim não é fácil. Algumas pessoas se sentem mais confortáveis e são felizes tendo um bom retorno financeiro, ainda que não façam exatamente aquilo que mais gostam. Por outro lado, outras pessoas são felizes ganhando menos, mas fazendo tudo aquilo que gostam.

Se você optar pelo caminho de fazer apenas as coisas que gosta, não fique de olho comprido na vida estável e segura do colega tem melhor retorno financeiro fazendo o que não gosta. E vice-versa. Se você está tendo maior retorno financeiro fazendo o que não gosta, não fique de olho gordo na vida mais tranquila e na liberdade profissional do colega que escolheu viver ganhando menos mas que é super realizado profissionalmente.

Atente-se a uma coisa importante: você não precisa tomar uma decisão baseada apenas nas duas situações citadas acima. Eu apenas mencionei essas situações porque de fato é o o cenário que a maioria das pessoas enfrenta. Mas, por graça do universo, a vida não se resume a isso, né?

Entenda que é totalmente possível aliar liberdade financeira com liberdade profissional. Mas para fazer isso, viver financeiramente bem fazendo o que você gosta, você tem de abrir o seu negócio, criar o seu trabalho dos sonhos através do empreendedorismo.

Ninguém sabe o que você sonha e quanto dinheiro deseja ganhar – então vá lá e crie seu trabalho!

É lógico que isso demanda tempo, estudos de mercado, estratégia, e muitas tentativas e erros – mas é o preço que você tem de pagar para sair do padrão que a maioria se encontra.

Infelizmente nós não temos esse tipo de discussão na biologia, já que a universidade nos obriga a escolher entre educação ou pesquisa. A ausência do empreendedorismo na biologia, ao meu ver, é o grande motivo de formarmos 5x mais profissionais do que o mercado poderia absorver.

Quantos biólogos você conhece que abriram empresas? Provavelmente nem uma alma viva sequer, não é? Pois é! Se os biólogos não abrem empresas, como é que o mercado vai absorver os demais profissionais? O mercado é a quantidade de empresas que empregam biólogos. Ou seja, sem biólogos empreendedores = sem novas empresas. Sem novas empresas = sem empregos e oportunidades de carreira para biólogos. Sacou?

Quando optarmos por abrir negócios fazendo o que gostamos, seremos capazes de mudar toda a estrutura econômica e profissional da Biologia  – assim como tem acontecido nos EUA, Canadá e vários outros países onde o empreendedorismo é fomentado durante a graduação e milhares de empresas anualmente surgem na biologia. Enfim, esse assunto é para outra hora – mas eu não poderia deixar de mencioná-lo. Como eu amo o empreendedorismo, me coloco a disposição para orientar qualquer um que queira abrir um negócio e viver do que gosta – basta me mandar uma mensagem.

O que isso tudo tem a ver com a escolha da sua área de atuação? Simples. Quero que entenda que você não precisa agir como a maioria, tendo de tomar uma escolha baseada em conflitos relacionados a fazer o que gosta ou ter maior retorno financeiro. Saiba que você pode combinar seus interesses e paixões em um negócio, criando seu estilo de vida e trabalho, sem que precise fazer o que não gosta ou receber uma remuneração que não lhe agrade. Acredite, a biologia é repleta de possibilidades – basta ousar sair do padrão para observá-las e viver em função do que você gosta.

4 – NÃO FIQUE PARADO

Você pode estar perdido quanto à área que deseja seguir, mas nem por isso precisa estagnar. Não é mesmo? A vida passa e todos os dias temos a oportunidade de explorar e descobrir.

Eu costumo dizer que muitos de nós, pelo menos uma vez na vida, passamos pela fase do Paradigma da Incerteza (talvez algum especialista tenha um nome mais rebuscado para tal tema rs). Quando estamos vivenciando essa situação, agimos inconscientemente de dois modos, que se complementam e nos impedem de progredir. Agimos inconscientemente assim: eu não saio do lugar porque eu não sei para onde ir – e eu não sei para onde ir porque não saio do lugar. Se nos deixarmos levar por essa situação, jamais veremos a luz no fim do túnel. Para isso, precisamos estar abertos a novas possibilidades, e não nos fechar ao que o desconhecido tem a oferecer. É literalmente sair da zona de conforto e arriscar.

Tudo se resume a dar um passo para enxergar qualquer coisa diferente e seguir uma direção. Se você ousar dar só um passo, você já vai sair do lugar. E se der mais um, e depois mais outro, vai começar a seguir um caminho. Ainda que não saiba para onde ir, estará indo para algum lugar – saindo da incerteza que te impedia de caminhar.

Basicamente, os passos que menciono para que possamos fazer algo útil enquanto ainda não sabemos qual área seguir na biologia podem ser resumidos em 4 coisas:

  1. ESTÁGIOS
  2. TRABALHO VOLUNTÁRIO
  3. PARTICIPE DE EVENTOS
  4. FAÇA CONTATOS

Estagiar e fazer trabalhos voluntários em áreas diferentes vai te ajudar a conhecer outros lados da biologia que talvez você não conhecia antes – o que pode lhe agradar ou desagradar. Conheço gente, por exemplo, que antes de estagiar dizia que amava laboratório, mas quando fez um mês de estágio passou a odiar, porque não gostava de ficar presa numa sala o dia todo ou tendo uma rotina sem muita coisa nova. O mesmo aconteceu com pessoas que diziam gostar de campo e vida selvagem – mas logo nas primeiras viagens de campo odiaram ter de encarar os pernilongos, carrapatos e as condições diversas de clima. Você só vai saber do que gosta depois de conhecer coisas que não gosta. Pode crer, as experiências diferentes vão te ajudar a tomar uma decisão e escolher alguma área.

Participar de eventos é fundamental para que você possa submeter trabalhos, fazer novas amizades, interagir com gente de todos os cantos e trocar experiências. Além disso, você também poderá fazer muitos contatos com pessoas experientes que futuramente podem se tonar orientadores de mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Além disso, falando também de fazer contatos, pare de ser bobo e tímido e comece a mandar emails e pedir conselhos para os especialistas. Você passa quase 24 horas por dia conectado à internet, nas redes sociais ou jogando, e não teve até agora a ousadia de mandar um email sequer para especialista em alguma área que você curte?

A tecnologia pode ajudar, e muito, em um momento assim, te aproximando praticamente de qualquer pessoa que possa te oferecer dicas, conselhos e orientações. Reserve um dia da semana para mandar alguns emails fazendo perguntas – você vai se surpreender com as respostas!

5 – PESQUISE TENDÊNCIAS NAS DIVERSAS ÁREAS DA BIOLOGIA E PENSE NO FUTURO

Você tem noção que em breve milhares de profissões e atividades desempenhadas por nós deixarão de existir porque passarão a ser executadas por robôs e computadores?

Se você gosta de pensar em como será o futuro e quer escolher uma área promissora, comece a pesquisar por tendências tecnológicas e de mercado. Com certeza muitas coisas na biologia deixarão de ser executadas por nós, enquanto outras áreas se tornarão mais relevantes para os meros humanos.

Os robôs agricultores são uma realidade e estão substituindo atividades de agrônomos, por exemplo. Há várias espécies de sonar e scaner em desenvolvimento, capazes de obter dezenas de informações sobre a estrutura e qualidade da vegetação – que poderão facilmente substituir o trabalho dos biólogos e engenheiros ambientais que fazem inventários florestais e trabalhos afins. Além disso, há também um crescente aumento de espécies sendo cadastradas no banco genético mundial e já existem leitores portáteis  em teste capazes de fazer análises de DNA em questão de minutos e identificar espécies com uma precisão de causar inveja. Imagine um robô andando pela floresta coletando pequenos pedaços de folhas e identificando espécies – algo simiilar está em andamento em algumas universidades.

Isso não é para te assustar. Muito pelo contrário. Considere esses avanços uma grande oportunidade para aliar biologia, tecnologia da informação, programação e outras áreas que você antes não tinha considerado. O futuro exigirá de nós mais plasticidade, para que possamos desenvolver outras habilidades que não são diretamente abordadas em nossa formação. Se você curte tecnologia, este é um bom incentivo para mergulhar de cabeça nesse universo, sem precisar deixar a biologia.

Outro importante fator a observar é que as legislações ambientais tendem a ficar cada vez mais rígidas com o tempo, e isso afeta o mercado. A tendência é que consultoria ambiental e negócios relacionados à reciclagem, sustentabilidade, economia compartilhada e coisas do tipo se tornem cada vez mais relevantes – movimentando cada vez mais dinheiro, e nós biólogos podemos abocanhar uma boa fração disso se ousarmos empreender nessas áreas em contínuo desenvolvimento.

Espero que estas dicas tenham sido úteis. Aja, mesmo estando perdido! Assim, quando encontrar-se profissionalmente, já terá desenvolvido várias habilidades, terá tido muitas experiências e terá o que adicionar ao seu currículo na hora de procurar um trabalho (ou ao criar seu negócio na biologia).

Guellity Marcel
Guellity Marcel
Biólogo, mestre em ecologia e conservação, blogger e comunicador científico, amante da vida selvagem com grande interesse pelo empreendedorismo e soluções de problemas socioambientais.
ARTIGOS RELACIONADOS
spot_img

POSTS RECENTES

- Advertisment -spot_img